INÍCIO     |     NOSSA EMPRESA     |     ORIENTAÇÕES    |     MENSAGEIRO     |      ARTIGOS      |     ENTRETENIMENTO    |      BORKINFO     |     FAMÍLIA BORKENHAGEN

Início | Orientações | Orientações Gerais | Arquivos | Messias em nova missão; Lobo Junior em novo desafio

Messias em nova missão; Lobo Junior em novo desafio

Troca de Comando no 34 BIMec

 

Receber um convite já é agradável, mas recebê-lo do General-de-Brigada Altair José Polsin, é ainda mais agradável.

 

 

Quando recebemos o convite para a cerimônia de Passagem de Comando do 34º BiMtz, do Cel Inf Antônio Cézar de Oliveira Mendes para o Ten Cel Inf Messias Coelho Freitas, registramos que nos colocávamos em alerta. O alerta é claro que foi no sentido de NÃO perdermos essa data para estreitar ainda mais os laços entre a Borkenhagen Contabilidade e o 34 BIMtz.

Durante o Comando do Ten Cel Messias a unidade passou de 34 BIMtz para 34 BIMec. Nós acompanhamos e registramos à nossa maneira os acontecimentos, sempre que nos foi possível.

Seja 1º Batalhão de Fronteira;

Seja 34º Batalhão de Infantaria Motorizado; ou

Seja 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado, continua sendo a caserna do então Soldado 697, depois Cabo Edvino, da Incorporação 1971, Medalha de Praça Mais Distinta, pela 2ª Cia de Fuzileiros.

 

Registrar aqui que a re-ligação ao Batalhão foi propiciada pelo Cel Floriano Peixoto, não é 'chover no molhado'.

O Coronel Floriano Peixoto, que comandou a unidade militar de 24/01/1997 a 29/01/1999 e que também integrou a Irmandade Santa Casa Monsenhor Guilherme, deu vida nova. Demonstrou que o "Batalhão" quer, sim, ter contato com os egressos.

A partir daí é que a Borkenhagen, institucionalmente voltou a ter ligação com o Exército.

O relacionamento com todos os comandantes foi exemplar. Participamos de inúmeras atividades, a convite, e não nos furtamos em divulgar, à nossa maneira, o que presenciamos.

Com o Cel Carlos Alberto Morgado Galetti, participamos da criação do Museu de Foz do Iguaçu. Também foram do tempo dele as animadíssimas festas juninas e também o rodeio cuja arena foi armada no campo de futebol;

Com o Cel Luiz Carlos Castelli, acompanhamos a mudança no relacionamento entre a unidade militar e a cidade, havendo uma orientação diferente do comando da Brigada, que 'sugeriu' a não mais realização de festas juninas a exemplo do que ocorria, bem como a Expoflor passou a ser realizada no barracão do Gresfi;

Com o Cel Rogel Abib Zattar a convivência fluiu tão exemplar que a amizade até hoje é como se o seu tempo de comando ainda não tivesse terminado;

Com o Cel Carlos Maurício Malinverni de Souza, percebemos o que pode revolucionar um comandante expert em informática;

Com o Cel Silon César Stumm, vimos que impregnou o valor "família", de maneira muito forte, nos permitindo vivenciar momentos e datas muito prazerosas, deixando saudade;

Com o Cel Antônio Cézar de Oliveira Mendes, o comandante de 21 de Janeiro de 2010 até 24 de Janeiro de 2013, retribuímos ainda mais o respeito pela oportunidade de participarmos e de publicarmos eventos dos quais participamos; e

Com o  Ten Cel Messias Coelho Freitas , o Batalhão passou por ajustes, foi modernizado. De 'Motorizado' passou para a condição de 'Mecanizado'. A BORKENHAGEN foi distinguida com o Diploma de AMIGO DO BATALHÃO, o que nos fez nos aproximar ainda mais.

Comandante Messias, o senhor também deixará saudades, sim senhor!

Que a missão, no Haiti, para ao Ten Cel Messias, seja de boas-novas, de paz!

Que o desafio para o Ten Cel Agenor Lobo de Lima Júnior, seja de tranquilidade e boa convivência na região trinacional. É o que desejamos!

Seja bem vindo, Comandante Lobo Júnior!

Postado em 13/01/2013, às 19:19h

Alguns registros espontâneos da solenidade oficial e dos momentos de descontração:

Inauguração do retrato do comandante (ex) Chegada triunfal Prontos para troca de Comando (*)

A seguir, fotos que mostram a solenidade e o coquetel oferecido aos convidados

Chegada da tropa Apresentação da Bandeira Entoar do Hino do Soldado
Revista à tropa (*) Apresentação de VBTP's Parabéns, aniversariante Prefeito Reni
Missão cumprida: "Combati o bom combate, terminei a minha carreira (cumpri minha missão), guardei a fé!
Moacir da Rosa prestigia novo Comandante Gen.Bgda.Polsin, Edvino e Ten.Cel.Messias Descontração porque há confiança
Queremos fazer parte da história Ten.Cel.Ronaldo será meu sub-comandante Belas que se impõem, devem ser sete!
Momento histórico, e ímpar, no 34 BIMec Na diversidade, o respeito mútuo Quem recebeu elogios, se mostra feliz
Ten.Cel.Messias Coelho Freitas e esposa Eliana, Foz do Iguaçu se ufana em tê-los tido neste tempo de boa convivência!

Acrescentadas em 14/01/2015, às 21:33h

(*) fotos assinaladas foram cedidas pelo 1º Sgt.George

Em breve inseriremos um texto que vai surpreender você e muito mais gente. Aguarde!


Nem demorou!

Em 19/01/15 recebemos da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada o texto proferido pelo Gen.Bda.Altair José Polsin, na solenidade de Troca de Comando relatada acima.

É imperioso que mais pessoas de bem, além das que prestigiaram o evento, conheçam o teor.

Eis a íntegra do documento:

 

Referência Elogiosa ao Ten Cel Messias Coelho Freitas

 

Ao deixar o comando do 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado, destaco o trabalho realizado pelo Ten Cel MESSIAS, como reconhecimento à dedicação e ao entusiasmo demonstrados durante dois anos à frente do Batalhão República do Paraguai.

Coube ao Ten Cel MESSIAS a responsabilidade e o privilégio de conduzir a transformação da unidade de infantaria motorizada para infantaria mecanizada, conduzindo os trabalhos para o recebimento das Viaturas Guarani e a preparação da tropa para operar com esse novo material de emprego militar, deixando sua marca indelével no histórico desta organização militar de escol.

Durante esse período, conduziu as ações do Batalhão em diversos exercícios e operações, cabendo destacar as Operações Ágata 2013 e 2014, Operações Laçador 2013 e 2014 e os exercícios de simulação de combate conduzidos pela 15ª Bda Inf Mec e pela 5ª DE, dentre outros. Em todas essas missões, o TC MESSIAS demonstrou sua capacidade de comando e controle e o seu conhecimento profissional, tendo levado a Unidade a alcançar sempre excelentes resultados.

Além da importante participação operacional da OM, o 34º BIMec forneceu, em diversas ocasiões, as necessárias condições para que a Brigada instalasse e operasse seu Posto de Comando ocupando instalações da Unidade, o que facilitou sobremaneira o cumprimento de todas as missões da Brigada.

Cabe especial destaque para o emprego do Batalhão na Operação FIFA WORLD CUP 2014, em que o Ten Cel MESSIAS exerceu papel primordial nas medidas preparatórias e na condução das ações de defesa em Foz do Iguaçu, cidade sede de treinamento para a seleção da Coréia do Sul durante a realização da Copa do Mundo de Futebol, no Brasil.

Paralelamente às operações em que foi empregado e às atividades operacionais, o Batalhão recebeu visita de diversas comitivas, como do Vice-presidente da República, de parlamentares do Congresso Nacional, do Comandante do Exército, do Chefe do Estado-Maior do Exército e do Comandante de Operações Terrestres.  Em todas elas foi perceptível a fiel observância aos protocolos e a excelente qualidade das recepções, tudo refletindo positivamente nos resultados alcançados pela Unidade.

Fruto da sua localização estratégica, o 34º BIMec apoiou diversas escolas nacionais e internacionais que tiveram alguma atividade de instrução ou realizaram viagens de estudos na região oeste paranaense, como a Academia Militar das Agulhas Negras, a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, a Escola Superior de Guerra, o Colégio Interamericano de Defesa e diversas escolas do Exército do Paraguai. Em todas essas oportunidades, o TC Messias deixou sua marca como excelente anfitrião e apresentou o estado de prontidão da Organização Militar.

Em 2013, o Batalhão sediou uma das reuniões de comando da 15ª Bda Inf Mec e, em 2014, sediou a última reunião de comando do Comando Militar do Sul no ano. Em ambas as oportunidades, ficaram patentes o esmero na preparação das instalações e a cuidadosa organização para que todas as atividades pudessem transcorrer de forma impecável. Novamente, foi destacada a habilidade do TC MESSIAS na condução desses eventos, sendo merecedor de diversas referências positivas dos participantes.

Preocupado com a melhoria do apoio aos militares que visitam particularmente ou a serviço a cidade de Foz do Iguaçu, o TC MESSIAS implementou medidas que melhoraram a apresentação e o conforto do Hotel de Trânsito de Oficiais, e elaborou um projeto para a ampliação do HTO, além de incrementar a segurança do aquartelamento naquela área.

Sempre atento à família militar, implementou diversas atividades que visaram estreitar os laços de camaradagem entre os militares e aumentar a confraternização entre seus familiares. Como exemplos, cito a corrida e o baile comemorativos ao Dia do Soldado. Foram eventos complexos, que exigiram refinado planejamento, ligação com diversos setores da sociedade de Foz do Iguaçu e cuidadoso controle na execução. Os resultados altamente positivos serviram para sedimentar ainda mais o espírito de corpo que une os integrantes do Batalhão.

Militar proativo, inteligente, perspicaz e hábil no trato de assuntos sensíveis, o Ten Cel MESSIAS foi um grande facilitador para que a 15ª Bda Inf Mec pudesse alcançar sempre os melhores resultados em todas as oportunidades em que foi empregada na região de Foz do Iguaçu.

Ao finalizar esta Referência Elogiosa, quero enfatizar que a retidão de caráter, a franqueza e a lealdade, além de outras tantas virtudes profissionais e pessoais tão sobejamente evidenciadas ao longo desses dois anos à frente do primeiro batalhão de infantaria mecanizado do Exército Brasileiro na linha de fronteira, são marcas incontestes que ensejaram a condução, com brilhantismo, de tão complexa missão.

Por isso, nesta oportunidade, desejo expressar a minha gratidão pela inestimável colaboração e dedicação emprestada ao meu Comando, bem como desejar-lhe muitas felicidades, saúde e sucessos pessoais e profissionais na nova etapa que se inicia, extensivos à sua esposa ELIANA.

GUARANI! BRASIL! (Brado proferido apenas pelo General)

 

Foz do Iguaçu-PR, 13 de janeiro de 2015

Gen Bda Altair José Polsin

 

Acrescentado em 19/01/2015, às 23:11h


Agradecemos ao General Polsin pela cessão do texto, cientes de nossa responsabilidade quanto à preservação da integridade do mesmo, em sua publicação.

BORKENHAGEN - AMIGA DO BATALHÃO - Diplomada em 26 de fevereiro de 2014.

 

Para ver mais sobre a Unidade Militar, clique aqui.

 

Avenida Doutor Damião, 80 - Jardim América - CEP 85864-400 - Foz do Iguaçu, PR | Fone/Fax: 45 3028 6464

Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda.

Copyright © Desde 1997 - Direitos reservados