INÍCIO     |     NOSSA EMPRESA     |     ORIENTAÇÕES    |     MENSAGEIRO     |      ARTIGOS      |     ENTRETENIMENTO    |      BORKINFO     |     FAMÍLIA BORKENHAGEN

Início | Orientações | Orientações Gerais | Arquivos | Início do Inverno Austral

Início do Inverno Austral

 

Austral?

 

No período compreendido entre os meses de junho (parte), julho, agosto e setembro (parte), no hemisfério sul, temos como estação do ano, o inverno, denominado "inverno austral", que tem início com o solstício de inverno, ou solstício de junho, que, no Brasil, ocorre em 21 de Junho (podendo variar de acordo com a lua), e termina com o equinócio de primavera, que acontece perto de 21 de Setembro. É um período em que predomina o clima frio, podendo ocorrer geadas e, inclusive, neve nas regiões mais frias.

Em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, a neve é um atrativo turístico muito cobiçado por quem gosta da natureza e se dispõe a encarar o frio. A foto abaixo não é do hemisfério, mas de Vorarlberg, na Áustria, colhida da Wikipédia.

As geadas, geralmente, causam perdas aos horticultores, a quem produz verduras e legumes, o que faz os produtos encarecer no mercado, pois exige ações preventivas para não perder o produto. é claro que o consumidor pagará parte do investimento dos produtores para que o produto possa chegar à mesa das famílias. A foto é de Joice Hasselmann.

É comum pássaros migrarem nessa época para regiões mais quentes.

Quem observar o caminho do sol, perceberá que quanto mais adentramos no inverno mais sombra será projetada em direção ao sul, pois a inclinação da terra faz com que o sol incida mais sobre as terras do hemisfério norte, e direcionando-se ao sul como que pela tangente. Isso quer dizer que quanto mais ao sul estivermos, mais distantes do sol estaremos, no inverno. Na foto abaixo podemos observar o curso do sol, bem inclinado. A foto foi publicada no mundopediu.

Outro detalhe interessante: os peixes, quando chegar a hora do meio-dia, estarão mais à flor da água (na superfície) em busca dos raios solares, para aquentarem-se e suportar a queda da temperatura da água quando chegar a noite.

Experimente observar o tamanho da sombra durante o ano através do gnômon. Finque uma haste no chão em um lugar do pátio de sua residência, onde o sol possa projetar seus raios durante todo o ano.

No verão, a sombra, ao meio-dia, será bem pequena, tendo tamanho maior (mais longa) nas primeiras horas da manhã e nas últimas horas ao anoitecer.

No inverno, por outro lado, a sombra, ao meio-dia também se mostrará maior (mais inclinada), o que nos mostra que a terra está mais inclinada em relação ao sol. Os dias são mais curtos e as noites, mais longas, nesse período, fazendo com que os habitantes se recolham mais cedo, devido ao frio. O frio, quando a pessoa está adequadamente agasalhada, gera mais apetite, o que pode resultar em acréscimo no peso.

 

 

BORKENHAGEN - 30 ANOS Contabilizando sonhos e fatos. Traga os seus!

Postado em 19/06/2013

Avenida Doutor Damião, 80 - Jardim América - CEP 85864-400 - Foz do Iguaçu, PR | FoneFax: 45 3028 6464

Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda.

Copyright © Desde 1997 - Direitos reservados