INÍCIO     |     NOSSA EMPRESA     |     ORIENTAÇÕES    |     MENSAGEIRO     |      ARTIGOS      |     ENTRETENIMENTO    |      BORKINFO     |     FAMÍLIA BORKENHAGEN

Início | Mensageiro | Colono ou Agricultor?

Colono ou Agricultor?

Dia do Colono é em 25/07 e Dia do Agricultor é em 28/07, mas que diferença há e por que se comemoram as 2 datas no mesmo mês?

Os imigrantes (alemães) que vieram para trabalhar a terra, e que recebiam uma área de terras equivalente a 10 alqueires, o que equivale a 1 colônia, passaram a ser chamados de “colonos”. Com o tempo, em virtude do êxodo rural, colonos, ou mesmo filhos deles que vinham estudar ‘na cidade’, por se apresentarem em trajes simples, eram tratados com certo menosprezo pelos da cidade, os quais, talvez, se achavam superiores, e praticavam o bullying, mas ainda era algo natural aplicar apelido em alguém, sem ser condenado.

Os agricultores, pessoas que adquiriam terras, geralmente com áreas maiores que a de 1 colônia, para produção de grãos, cereais, alimentos, já passaram a gozar de um status ‘melhorado’ perante os da cidade, apesar de ainda serem tratados por ‘colonos’, dado ao seus trajes rústicos, simples, e o seu falar ter uma simplicidade ímpar.

Poder-se-ia dizer que os cultivadores de hortaliças que abastecem os mercados, bem como as centrais de abastecimento (CEASA’s) e, além das hortaliças também cultivam outros alimentos, bem como têm na produção de leite uma fonte de renda, seriam os colonos enquanto que os que vendem seus produtos para cerealistas, a exemplo da soja, do trigo e do milho, que se servem de máquinas para a colheita, seriam os agricultores.

É prazeroso quando se vai ao supermercado e se adquire verduras e hortaliças a preço bem baixo. Enquanto temos alegria em pagar muito pouco, por vezes, nem lembramos que o produtor recebe um valor muito inferior ao que pagamos, mas é a lei do ‘mercado’.

Ah, ainda com relação aos colonos, os imigrantes, eles chegavam, da Europa, de navio e, logo que desembarcavam, já havia gente que os contrataria ou que já os contatou ainda no exterior, que os orientava para irem ao lugar onde iniciariam sua atividade. Muita gente viajou em carroças puxadas por mulas ou burros. Todos os seus pertences com os quais chegavam ao Brasil estavam sobre as carroças que seguiam em comboio, às vezes por dias, até o destino.

Nem imaginam os da cidade como é desconfortável, a vida na roça, na colônia, no sítio. Nem imaginam que deveria, também, ter um preço mínimo para produtos que vêm à mesa, e remunerar de acordo quem produz o alimento.

O agricultor, geralmente, utiliza adubos químicos, sementes manipuladas geneticamente e maquinário agrícola, ao passo que o colono é quem inicia trabalhando em terra de terceiros, para, só depois de um certo tempo, depois de juntar algumas economias, comprar sua própria terra.

Se agricultor ou colono, respeite-os!

Edvino Borkenhagen

 

QUEM TRABALHA A TERRA

MERECE O TEU RESPEITO?

No fim do século XIX e início do XX os imigrantes vinham para substituir os escravos nas lavouras, em especial as de café. Viviam em colonato: em casas na própria fazenda, e recebiam em troca uma parte da colheita. Cresceram porque mereceram!

BORKENHAGEN

www.borkenhagen.net

Fone 3028-6464

O fone da contabilidade

Coluna do Mensageiro - Registro 0123526, 18/08/2003, Títulos e Documentos

ANO XV, Mensagem 731

Veja na imprensa, em 27/07/2012, clicando aqui.

Avenida Doutor Damião, 80 - Jardim América - Foz do Iguaçu, PR | Fone/Fax: 45 3028 6464

Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda.

Copyright © Desde 1997 - Direitos reservados