INÍCIO     |     NOSSA EMPRESA     |     ORIENTAÇÕES    |     MENSAGEIRO     |      ARTIGOS      |     ENTRETENIMENTO    |      BORKINFO     |     FAMÍLIA BORKENHAGEN

Início | Entretenimento | Efemérides | Arquivos | 25 de Agosto - Dia do Soldado

25 de Agosto - Dia do Soldado

Por que comemorar o Dia do Soldado?

 

Ainda que você, ou seu irmão, ou seu pai, não tenham prestado o serviço militar, certamente você sabe o que é um soldado, mas dizer que todos sabem porque se comemora o Dia do Soldado, pode nem ser tão verdade.

A data de nascimento de Duque de Caxias, o Luiz Alves de Lima e Silva, em 25 de agosto, o qual aos 20 anos já era capitão, mesmo que não se saiba como tenha alcançado essa façanha, mas a história assim o registra, é a data em que se comemora o Dia do Soldado.

Seja na Marinha, no Exército ou na Aeronáutica, ou em outra corporação de segurança,  o soldado é base da graduação de ingresso à vida militar.

Depois dele vem o Cabo, que já assume algumas funções de comando e de responsabilidade sobre a tropa, ou seja o contingente de uma companhia (unidade em que podem ser divididos os batalhões). O soldado pode ser promovido por cursos na unidade militar, ou pelos anos que esteja prestando o serviço militar.

 

Por que tornar-se um soldado?

Todo jovem, no ano em que completar 18 anos, deve alistar-se para a prestação do serviço militar, em defesa da pátria e para o bem da comunidade.

Para quem quer seguir carreira é o início; para a família é fator de orgulho.

Por não termos tradição de guerra a população pouco comemora esse dia.


O Dia do Soldado 2012, no 34 BIMtz

 

Atendendo convite da unidade militar, nosso diretor Institucional, Edvino Borkenhagen, agraciado em 1972 com a medalha do "Praça mais Distinta da Incorporação 1971", da 2ª Companhia de Fuzileiros, nos representou e deixa alguns apontamentos:

Quando as autoridades e demais convidados se dirigiram para o palanque oficial, já estavam lá, perfilados os soldados em sinal de respeito e em continência ao General-de-Divisão R/1 João Alberto de Oliveira - Assessor do Comandante do Exército e Gerente do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras, autoridade maior do evento.

Os familiares dos militares também lá estavam para prestigiar o evento.

Da Argentina, representantes da Gendarmeria e do Exército, em número de 13 representantes, abrilhantaram a comemoração.

A cerimônia conduzida pelo General-de-Brigada Laerte de Souza Santos - Comandante da 15ª Brigada de Infantaria Motorizada, constou, entre outros, do entoar do Hino a Caxias, da Canção do Soldado, do juramento à Bandeira, pelos soldados da incorporação 2012, da entrega de medalhas aos soldados distinguidos como melhor performance no tiro e melhor preparo físico, sendo agraciados: Welington Costa Gularte e Bruno da Silva, respectivamente. Outras condecorações a militares foram concedidas a militares distinguidos para o evento. Também foi lida a Ordem do Dia, que é o pronunciamento do Comandante do Exército, que transcrevemos logo abaixo.

Após a cerimônia militar houve a apresentação da Banda do 34º, mostrando e comprovando a habilidade nos instrumentos musicais. Não deixando a desejar, comparado a muitas orquestras famosas, ainda sendo uma banda militar.

O Coral de Itaipu, acompanhado da Banda do 34º, entoou algumas canções.

O brilho maior foi a Banda do Batalhão executar, de Tchaikowski: "Overture 1812". O público emocionou-se sobremaneira. Não se esperava 'uma performance assim de uma banda militar', foi o que se ouvia depois do encerramento.

Clique sobre as fotos e veja-as em tamanho maior. São fotos cedidas pela Comunicação Social do 34 BIMtz. Obrigado!


Militares, familiares e convidados participaram de coquetel servido nas dependências do Quartel. Momentos de descontração ocorreram e foram registrados de forma privilegiada.

'Estado-maior' da Comunicação Social do 34º Batalhão

Sgt.Palácios, Cap.Ciribelli e Cabo Denner

Parte da representação da Gendarmeria Argentina

Os demais estavam dispersos, dialogando com brasileiros

As obras de arte apresentadas abaixo, estavam expostas embelezando mesas do coquetel servido a autoridades e convidados

Dourado entalhado em abóbora

Obra do artista plástico, Sgt.Xavier

Flor entalhada em melancia

Obra do artista plástico, Sgt.Xavier

 

Transcrevemos, abaixo, o pronunciamento do Comandante do Exército Brasileiro, o qual foi lido para a tropa, familiares, autoridades e convidados, no 34º Batalhão de Infantaria Motorizado, em Foz do Iguaçu, durante a solenidade:

 

ORDEM DO DIA

25 de Agosto - Dia do Soldado

25 de Agosto, Dia do Soldado, é um dia de reverência que serve de referência para toda a Nação Brasileira.

 

Reverenciamos Luis Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, como Pacificador, Patrono do Exército Brasileiro e Cidadão da Unidade Nacional, que nos legou seu código de conduta, de onde se extrai: “Que uma só vontade nos una!”.

E referenciamos Caxias como paradigma de Soldado, pela sua retidão de conduta e inteireza moral. Caxias foi um soldado do Império totalmente contextualizado com a República. E é atual. Como Pacificador, sabia desarmar os espíritos conturbados. Seus atributos de bravura sempre se somaram à sua nobreza de caráter. De sua postura enérgica sempre verteu inabalável equilíbrio. Do seu braço forte sempre estendeu-se a mão amiga.

Como nos tempos de Caxias, o Exército sabe que continuará a ser chamado a atuar em situações adversas, de não-normalidade. Sabe que tem que interagir com os diversos atores da cena, buscando a cooperação e a sinergia - como tem feito. Por isso, mesmo nas ações de baixa intensidade, onde tem sido empregado, tem buscado aprestar seus sistemas operacionais e seus recursos humanos já em condições imitativas do combate de quarta geração: no meio do povo, em ambiente cibernético, com operações interagências, superioridade de informações e consciência situacional. Tudo com os meios de que dispomos, e que ultimamente têm recebido alentador reforço. É com eles que mantemos nossa prontidão operacional.

O Exército busca não perder o foco nos Recursos Humanos - seus Soldados. São o diferencial de qualquer Força Armada. Para isso, temos investido em educação para produzir efeitos duradouros, e em capacitação para desenvolver habilidades específicas. Com essa juventude, que já vem com o chip do talento desbloqueado de fábrica, essas tarefas ficam facilitadas. E ainda, preservamos tradições e fortalecemos valores - alma de qualquer Exército.

Por poder empregar a força - de forma legal e em proporção necessária - no cumprimento de suas missões, o Exército tem buscado ser uma Instituição total; promovendo mudança comportamental intensa e permanente nos seus integrantes; envolvendo o profissional e o ser humano, para que à perícia some-se a honra, e, à firmeza, o espírito de conciliação. Isso não o isola, não o segrega. Pelo contrário, aproxima-o ainda mais da sociedade - como tem sido possível avaliar.

Assim, o Soldado não perde a fé nem a altivez. Antes, reafirma-se na adversidade, persevera, supera-se e alcança. Protege o Estado e a Nação e espera que estes os protejam – a si e aos seus.

Soldado do Exército Brasileiro! É a você que eu falo. A você que põe acima de todos os interesses, de toda a glória, de toda a honra, o interesse, a glória e a honra do Brasil. A você que vigia nossas fronteiras, protege as riquezas do nosso território, preserva nosso espírito patriótico. A você, Brasil jovem, desportista, solidário, amigo – rosto da esperança e certeza da vitória. A você que atende a todos os chamamentos da sociedade com prontidão de Anjo da Guarda.

Glória a você, Soldado - personificação do ideal - pela tenacidade do seu caráter, pelo heroísmo da sua abnegação, pela coragem do seu juramento e pelo desapego de si mesmo!

Seu Patrono, o Duque de Caxias, orgulha-se de você.

Parabéns!

General de Exército ENZO MARTINS PERI

Comandante do Exército

 

No 34 BIMtz lemos: "SOMOS SENTINELAS AVANÇADAS DO BRASIL!"

 

Avenida Doutor Damião, 80 - Jardim América - Foz do Iguaçu, PR | Fone/Fax: 45 3028 6464

Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda.

Copyright © Desde 1997 - Direitos reservados