INÍCIO     |     NOSSA EMPRESA     |     ORIENTAÇÕES    |     MENSAGEIRO     |      ARTIGOS      |     ENTRETENIMENTO    |      BORKINFO     |     FAMÍLIA BORKENHAGEN

Início | Entretenimento | Efemérides | Arquivos | Dia da Ascensão de Jesus Cristo

Dia da Ascensão de Jesus Cristo

 

Abram a cabeça, gente!

Você já deve ter olhado para o céu, à noite, e se perguntado: "Como posso ver tantas estrelas numa noite e na outra não?"

Os discípulos de Jesus, conforme relata a Bíblia, ficaram perplexos ao verem Jesus ser levado ao céu - ser assunto, pelo que permaneceram olhando para o céu até que tiveram a visão de dois anjos que lhe indagaram sobre aquela atitude, os quais teriam proferido as seguintes palavras:

 Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Este Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir!

Quinta-feira, 09 de maio de 2013, dia em que os cristãos lembram a Ascensão de Jesus Cristo ao céu.

Se você crê, você valoriza; se você não crê, não se atrite com os outros, mas respeite sua crença! Paz, é o que se prega!

Conforme registros na Wikipédia, a Ascensão de Jesus foi um evento na vida de Jesus relatado no Novo Testamento de que Jesus ressuscitado foi elevado ao céu com seu corpo físico, na presença de onze de seus apóstolos, ocorrendo quarenta dias após a ressurreição.

As religiões cristãs relembram essa data 10 dias antes de comemorar o Pentecoste, data em que é lembrada a vinda do Espírito Santo, enviado por Jesus, que se manifestou como que por línguas de fogo sobre a cabeça dos discípulos reunidos, os quais passaram a falar em diferentes línguas, assim contemplando os judeus das mais diversas nações, conforme o relato na Bíblia, no livro de Atos dos Apóstolos, no capítulo 1, versículos 6 a 11. Se o assunto lhe interessar, consulte a Bíblia.

Nota: as imagens foram colhidas da Wikipédia, onde constam os devidos créditos aos autores.

Postado em 09/05/2013

Complementando o pensamento bíblico/religioso, registremos que:

A - 50 dias após a Páscoa (19 de maio de 2013) os cristãos comemoram o Pentecostes, quando é pregado e lembrado o fato registrado na Bíblia de que Cristo, após sua ascensão ao céu, 'liberou' de lá, para manifestação entre as pessoas, a terceira pessoa da divindade (Deus Triúno), o Espírito Santo, que se manifestou como que por línguas de fogo sobre a cabeça dos apóstolos, e estes passaram a falar em outras línguas. Esse fenômeno, por alguns foi comentado como se os apóstolos estivessem bêbados, porém os observadores registram que os judeus nada ingeriam antes da hora da oração, então ficaria descartada essa possibilidade. Pela grande maioria foi tido (o acontecimento) como surpresa, pois os ouviam falar em sua língua nativa, ou do lugar em que habitavam, pois ali para Jerusalém teriam vindo judeus de outros lugares (foram desterrados em outra época, devido a seu duro coração e a insubmissão a Deus), para a festa da colheita, a ação de graças, que era comemorada 7 semanas após a Páscoa, sendo o domingo o 50º dia, pelo que se chamou "Pentecostes".  Como é mais um simbolismo na religião cristã, também o Espírito Santo é representado (hoje) por uma pomba, sinalizando a propagação da mensagem. Os discípulos, antes de Jesus subir aos céus, receberam a recomendação de que não se ausentassem de Jerusalém. Depois que receberam o Espírito Santo, sim, é que passaram a propagar a mensagem. Tal mensagem se propagou a tal ponto que hoje quem professa a fé cristã deve dar graças aos antepassados, religiosos ou não, que mantiveram a fé.

B - no domingo seguinte ao Pentecostes (26 de maio de 2013), os cristãos comemoram a Santíssima Trindade, ou seja, o Deus Triúno passou a ser conhecido pela humanidade, podendo a Igreja disseminar o ensinamento que a Bíblia resume, de que Deus já existia em 3 pessoas, desde a criação do mundo, mas que a 2ª pessoa foi enviada por Deus, o Pai, via Jesus Cristo, considerado o Filho, e este após a Ascensão enviou a 3ª pessoa, o Espírito Santo. Pronto! A religião podia ser divulgada. As pessoas deveriam ser catequizadas, ensinadas, de que há 1 só Deus, mas em 3 pessoas: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. A ênfase a essa ou àquela 'pessoa' pode variar de uma denominação religiosa para outra, o que não nos cabe debater, ou registrar.

C - 10 dias após o Pentecostes, ou 60 dias após a Páscoa, descontado o domingo, na quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade (30 de maio de 2013), os cristãos católicos guardam o Dia do corpo de Cristo, conhecido pelo termo em latim "Corpus Christi". Buscando completar o pensamento, temos na Wikipédia, como fonte isenta, que: É uma "festa de preceito", isto é, para os católicos, é obrigatório participar da missa neste dia, na forma estabelecida pela conferência episcopal do país respectivo. A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cânone 944) que determina ao bispo diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo.


Então, as 4 datas comemorativas, festivas, têm início com a Ascensão, data que muitos deixam passar despercebido, inclusive religiosos esquecem de pregar sobre ela.

Publicado em 15/05/2013

Avenida Doutor Damião, 80 - Jardim América - CEP 85864-400 - Foz do Iguaçu, PR | Fone/Fax: 45 3028 6464

Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda.

Copyright © Desde 1997 - Direitos reservados