INÍCIO     |     NOSSA EMPRESA     |     ORIENTAÇÕES    |     MENSAGEIRO     |      ARTIGOS      |     ENTRETENIMENTO    |      BORKINFO     |     FAMÍLIA BORKENHAGEN

Início | Entretenimento | Efemérides | Arquivos | Quando é o Dia do Contador?

Quando é o Dia do Contador?

Tu podes encontrar informações desencontradas, emitidas, inclusive, por entidades de classe.

"Contador tem dia de comemoração?"

Bueno, temos:

- 12 de janeiro, 25 de abril, 30 de junho, 23 de agosto, 21 de setembro, 22 de setembro, 20 de novembro, 23 de novembro, 30 de dezembro, e ...

Péraí! Esse pessoal só festeja? Não trabalha?

 

Esclarecemos:

- 12 de janeiro é Dia do Empresário da Contabilidade. Esse dia é comemorado, por exemplo por dois sócios de uma organização contábil, podendo um deles ser Contador e o outro Técnico em Contabilidade. Tem mais!

- Base: (Projeto de Lei a Câmara (PLC) nº 109 de 2010) Na verdade o PLC, de autoria do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), convertido na Lei nº 12.387, que foi sancionada pela presidenta Dilma Roussef no dia 03 março de 2011. Então desde 2011, o Brasil reconhece a categoria do Empresário Contábil.

- Detalhe: O presidente da Fenacon, Valdir Pietrobon, que sempre lutou pela criação deste projeto, esteve presente no momento da votação. A proposta foi aprovada por unanimidade.

- Manifestação: Do, então presidente do CFC - Conselho Federal de Contabilidade - Juarez Domingues Carneiro

- 25 de abril é o Dia da Contabilidade. Essa data foi fixada para marcar a data do pronunciamento do senador João de Lyra Tavares, patrono da contabilidade no Brasil, que, em 25 de abril de 1926, no Congresso Nacional, defendeu a regulamentação da profissão contábil, que aconteceu pelo Decreto Nº 20.158, de 30 de junho de 1931. Muitos ligam esse dia com a data de nascimento do patrono, mas ele nasceu em 23 de novembro de 1871, na cidade de Goiana/PE, e faleceu em 30 de dezembro de 1930.

- Base: (Decreto Nº 20.158, de 30 de junho de 1931) (Câmara dos Deputados - publicação original)

- 30 de junho é o Dia da regulamentação da profissão contábil, pelo Decreto nº 20.158, de 30.06.1931, que organizou o ensino comercial no Brasil, criando os cursos de guarda-livros e de peritos-contadores.

- 23 de agosto lembra a alteração da nomenclatura do Curso Técnico de Perito-Contador para Curso de Contador, pelo Decreto-Lei nº. 1.535 de 23 de agosto de 1939.

- 21 de setembro é o Dia de São Mateus, patrono dos profissionais da contabilidade. Atuava, por assim dizer, na área da Contabilidade Pública, pois era um rendeiro, um arrendatário de tributos, cobrador e arrecadador de impostos. Ele escriturava e auditava. De sua profissão eram exigidos rígidos controles, o que se podia ver na formulação do documentário contábil, sua exibição e sua revelação, semelhante à contabilidade atual e os balanços publicados.

- 22 de setembro é o Dia do  Contador, o profissional graduado (Bacharel) em Ciências Contábeis, tendo a data sido oficializada pelo Decreto-lei nº. 7.988, em 22 de setembro de 1945, que criou o curso superior de Ciências Contábeis. Para freqüentar este curso era exigido do candidato a apresentação de diploma de qualquer dos cursos comerciais ou de outro equivalente, e ainda submeter-se ao processo de seleção. Graças a Getúlio Vargas, há Contadores no Brasil.

- Base: (Decreto-lei nº. 7.988, em 22 de setembro de 1945)

- 20 de novembro é o Dia do Técnico em Contabilidade, aquele que só cursou até o nível médio, secundário, ou seja: não passou pela faculdade, não fez curso superior. Pela Lei Nº 8.766 de 28 de setembro de 2001, de Porto Alegre, foi instituída a data para assinalar a data em que foi instituído o diploma legal de "Técnico em Contabilidade", conforme Decreto-lei nº 8.191, de 20 de novembro de 1945. Graças a Tarso Genro, os Técnicos em Contabilidade têm data para comemorar.

- Base: (Lei Nº 8.766, de 28 de setembro de 2001)

- 23 de novembro é o Dia do nascimento, em 1871, do Patrono da Contabilidade. Não há comemoração, nessa data, pelos profissionais da Contabilidade.

- 30 de dezembro é o dia do falecimento, em 1930, do Patrono da Contabilidade. Também, nessa data, não há comemoração pelos profissionais da Contabilidade.

Propositalmente, ou não, algumas 'autoridades' da contabilidade tratam por 'contabilistas' tanto os profissionais de nível médio, quanto os de nível superior. Essa confusão fez muitos comemorar o Dia da Contabilidade (25 de abril) como dia do Contabilista (que não existe).

Alerta: Alguns dos profissionais, "Técnico em Contabilidade", 'escondem-se' atrás do termo "Contabilista", iludindo o usuário dos serviços, deixando-o pensar que está sendo atendido por alguém que cursou a faculdade.

Não existe o diploma de “contabilista”, ou é Técnico em Contabilidade, ou é Bacharel em Ciências Contábeis.

Está esclarecida, dirimida, a dúvida, ou quer que eu explique melhor?

Ah, muito importante: Tem também o dia da Folha de Pagamento, o dia da Declaração do Imposto de Renda, o dia do ICMS, do ISS, do ITCMD, do PIS, da COFINS, do ITR, da CSLL, do IPI, do IRPF, do IRPJ, da renovação do cadastro no banco, o dia de atender o fiscal, o dia de ... Está rindo por que?

Agora já tem também o Dia do SPED, da EFD, ...

Um dia desses você vai precisar do Contador ou de outro profissional da Contabilidade, pode escrever!

Saúde o seu Contador!

Publicado em 2009 e atualizado aos poucos

Revisado em 02/04/2015

Avenida Doutor Damião, 80 - Jardim América - Foz do Iguaçu, PR | Fone/Fax: 45 3028 6464

Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda.

Copyright © Desde 1997 - Direitos reservados