INÍCIO     |     NOSSA EMPRESA     |     ORIENTAÇÕES    |     MENSAGEIRO     |      ARTIGOS      |     ENTRETENIMENTO    |      BORKINFO     |     FAMÍLIA BORKENHAGEN

Início | Entretenimento | Efemérides | Arquivos | Início do Advento

02/12 - Início do Advento

O Advento iniciou!

É o tempo em que os cristãos iniciam o novo Ano Eclesiástico, relembram a segunda, e definitiva, vinda de Jesus Cristo, para julgar o mundo.

Advento é o tempo de anunciar que o Natal está por chegar!

As igrejas cristãs adotam o que chamam de Ano Litúrgico, ou Ano Eclesiástico, ou Ano da Igreja para ordenar suas celebrações. O Ano da Igreja inicia com o 1º domingo de Advento. Advento é o período de 4 domingos antes do Natal. Durante esse "Ano da Igreja", há o período festivo e o não-festivo. O período festivo enaltece a Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo), iniciando no 1º Domingo de Advento, e concluindo com o Domingo de Pentecostes, que simboliza a descida do Espírito Santo, quando se completa a Trindade. Então vem o período não-festivo, também denominado no meio católico de Domingos Comuns, ou Tempo Comum. No meio evangélico, pelo menos entre as igrejas históricas (protestantes), os domingos são tratados como 'domingo após pentecostes'.

Advento - tempo de preparação, de expectativa, onde os fieis, aguardando a comemoração do nascimento de Jesus Cristo, vivem o arrependimento. Muito se ouvirá pastores e padres pregar sobre a necessidade de arrependimento.

Guirlandas ou coroas de advento podem ser vistas nas igrejas e nas casas de famílias cristãs, símbolo de origem germânica, para testemunhar a esperança e o amor divino.

As quatro velas da coroa de advento lembram os quatro domingos que antecedem o natal. No início, sem luz, a coroa lembra as trevas em que o mundo vivia antes de Deus se revelar na criança de Belém. “O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte resplandeceu-lhes a luz” Isaías 9.2.

No primeiro domingo de Advento, nas igrejas em que ela é utilizada, é acesa a primeira vela. Domingo a domingo é acesa mais uma vela, até a quarta vela, mostrando que o natal se aproxima. Então é chegado em nosso meio, Jesus Cristo, a luz do mundo, quando é acesa a quinta vela. Nem todas as igrejas utilizam a quinta vela.

Saiba mais sem tendência religiosa! Clique aqui.

 

Para obter mais informações sobre como a coroa de advento é utilizada na Igreja Luterana (IELB), contate o pastor Celso Wottrich, pelo fone 45-3574-3049.


Na IECLB, o costume é apresentado assim:

 

A Coroa de Advento - Uma forma de expressar alegria pela vinda de Cristo.

 

Significado:

O Círculo da Coroa - Simboliza tanto a Eternidade como a aliança de Deus com a humanidade, através de Cristo.

A fita vermelha - Simboliza o amor de Deus que nos enlaça.

Os ramos verdes - Simbolizam a esperança cristã na vida eterna.

As quatro velas - Vão sendo acessas uma a uma, a cada domingo de Advento. Simbolizam a alegria da aproximação de Cristo – a Luz do Mundo – que veio no Natal – que vem diariamente pela Palavra e Sacramentos e que virá no dia derradeiro.

Se forem velas azuis simbolizam a alegria pela esperança do céu, cada dia mais próxima.

Se forem vermelhas simbolizam a alegria da redenção que se aproxima.

Velas brancas simbolizam a paz, a santidade, a purificação perfeita que se aproxima.

Velas roxas têm caráter penitencial e não são próprias para advento.

A vela branca

A vela branca no centro da Coroa representa Cristo – que finalmente chegou a nós. É chamada de “A Vela do Natal”, ou “Vela de Cristo”, pois só é acesa no Natal e em todos os cultos após o Natal – até a Epifania. Deveria ser uma vela litúrgica especial, de cera, com símbolo de Cristo.

A lição das velas

Para gerar luz e calor, a vela se consome. Nisso representa a Cristo que consumiu-se ao dar sua vida para o resgate de todos nós! – Exemplo vivo de como o povo de Deus, para irradiar a luz e o calor da fé e do amor cristão, precisa estar disposto ao sacrifício pessoal.

Autor: Pastor João Carlos Tomm

Se quiser, leia mais.


O CALENDÁRIO DE ADVENTO

 

O Calendário do Advento vem dos Luteranos alemães, que, ao menos até o começo do século XIX, faziam a contagem regressiva para o dia do Advento ou Natal.

Freqüentemente, a contagem era feita com um simples risco de giz na porta a cada dia, começando em primeiro de dezembro. Algumas famílias tinha meios mais elaborados de marcar os dias, como acender uma nova vela (talvez a gênese das atuais coroas do Advento) ou pendurando um santinho na parede a cada dia. Saiba mais.


Respeitamos as tradições e os simbolismos adotados por todas as religiões. Todas têm suas preciosidades, mas também têm temas polêmicos que podem ser ensinados de forma diferente de um líder para outro.

Vem à mente o que alguém postou: "A única religião original foi quando o homem das cavernas ouviu um trovão, teve medo, olhou prá cima e deduziu que alguém por lá estava bravo."

Participe das atividades de uma igreja cristã!

Viva o advento com sobriedade e discreta alegria!

Postado em Novembro/2012

Avenida Doutor Damião, 80 - Jardim América - CEP 85864-400 - Foz do Iguaçu, PR | Fone/Fax: 45 3028 6464

Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda.

Copyright © Desde 1997 - Direitos reservados