INÍCIO     |     NOSSA EMPRESA     |     ORIENTAÇÕES    |     MENSAGEIRO     |      ARTIGOS      |     ENTRETENIMENTO    |      BORKINFO     |     FAMÍLIA BORKENHAGEN

Início | Entretenimento | Curiosidades | A Hora do Chimarrão ao longo dos anos

A Hora do Chimarrão ao longo dos anos

    

 Um costume que foi levado de casa para o trabalho e criou fieis adeptos

 

Queremos através desse registro trazer ao conhecimento das pessoas que nos querem bem, que acessam nosso sítio na Internet, como vem sendo cultivado o hábito do chimarrão na Borkenhagen Contabilidade desde quando a atividade ainda era exercida pelo Contador Autônomo, Edvino Borkenhagen.

Pois bem, a atividade foi oficialmente iniciada em 02/04/1983, conforme contrato de prestação de serviços firmado com a Melodia Comércio de Instrumentos Musicais Ltda.

No primeiro ambiente o Contador tinha "sua" mesa ao lado de uma Brastemp. Quem nos acompanhou já deve saber como foi o início. Só tomava chimarrão ele e a esposa Maria, pois a salinha era apegada à casa.

Depois houve o período em que uma sala moderna, pra época, foi construída apegada à frente da casa. Ali o trabalho cresceu, passando o Contador a contar com a prestação de serviços da Márcia, da Nadir e do Celso.

Mais tarde, lá à Rua Almirante Barroso, a Nadir e o Celso continuaram, mas também veio a Sandra, o Ronaldo, o Caio, o Odoni, o Rubens, o Marcelo e, daí, também a Eunice e a Melissa.

O hábito familiar era preservado. O "Chimarrão das 10" era uma identificação própria.

Foi iniciado o ano de 1992, em novas e amplas instalações, de volta, no Jardim América, onde estamos em Julho/2016, e o hábito do "Chimarrão das 10" continuou preservado, mas importa contarmos, na tela de abertura, como era esquentada a água, antes de virmos para o endereço da, então, Av.Beira Rio, 80.

Vamos inserir fotos que confirmam esse salutar hábito.

Aguarde!

Postado em 11/07/2016


Atender telefonema do Tribunal de Contas, na hora do mate?

O chimarrão sempre foi companhia do trabalho, né Odoni?!

Chamada em 15/07/2016

   

 HORA DO CHIMARRÃO!

Era o ano de 1987, quando o profissional contábil Edvino Borkenhagen se estabeleceu à Rua Almirante Barroso, saindo do Jardim América. Lá o hábito do chimarrão se fortaleceu sendo a água aquecida numa chaleira sobre um "liquinho".

Na BORKENHAGEN o bom, é bom!

   

 

ERVA MATE

 

O CHIMARRÃO

O consumo diário auxilia nos movimentos intestinais, favorecendo o processo de digestão

A erva-mate, cujo nome científico é ilex paraguaiensis, além de ser bastante popular e consumida na forma de chimarrão traz grandes benefícios para a saúde. No inverno ou no verão, sempre vai bem chimarrão!

O chimarrão (ou mate) é uma bebida característica da cultura do sul da América do Sul. È um hábito legado pelas culturas indígenas quíchuas, aimarás e guaranis. Ainda hoje, é hábito fortemente arraigado no sul do Brasil, parte da Bolívia, Chile, Paraguai e, principalmente, no Uruguai e na Argentina.

É composto por uma cuia, uma bomba, erva-mate moída e água morna.

Saborosa, a erva-mate é repleta de características nutricionais. Possui vitaminas e minerais, riquíssima fonte de ácidos fenólicos, encontrados naturalmente em alimentos de origem vegetal e que confere sabor amargo e adstringente, fonte de cafeína, combate os radicais livres, que prejudicam o bom funcionamento do organismo.

Essas propriedades conferem ao chá mate as propriedades de auxiliar no emagrecimento além de combater a celulite, baixar o colesterol, diminuir a absorção da glicose e atuar como antioxidante.

Para conseguirtodos os benefícios da erva mate é necessário o consumo da bebida regularmente, o que gera uma concentração constante das substâncias bioativas (fiavonóides e cafeína) no organismo.

 

O CHÁ-MATE

Uma xícara de chá-mate logo após o almoço cai muito bem pois a infusão auxilia nos movimentos intestinais, favorecendo o processo de digestão. Outro beneficio é estimular a produção da bile, substância produzida pelo fígado responsável por digerir as gorduras dos alimentos ingeridos.

Quantas xícaras devem ser ingeridas?

A recomendação é tomar de quatro a cinco xícaras ao dia, tendo o cuidado de tomar pelo menos meia hora antes ou meia hora depois das refeições já que nesse momento, a bebida também estimula os movimentos do intestino, favorecendo a digestão e o emagrecimento. A cafeína atrapalha a absorção de vitaminas e minerais, principalmente ferro e cálcio, quando consumido junto com as refeições principais.

Posso adoçar o chá para tomá-lo?

O ideal, principalmente para quem deseja perder peso é beber o chá sem açúcar ou com adoçante.

Há contraindicações?

O chá-mate não é.recomendado para pessoas hipertensas, muito agitadas e com situações de insônia. Nos casos em que a pessoa tem dificuldades para dormir o indicado é não consumir o produto após as 18:00h.

Posso fazer o chá em grandes quantidades?

Depois de pronto, ele deve ser consumi¬do em 24 horas, quando ainda mantém as propriedades terapêuticas preservadas.

O consumo do chá aliado a uma dieta sau¬dável e a prática "a-e atividade física, traz bons resultados tanto para a saúde, como uma boa qualidade de vida.

Boa semana a todos!

Colaboração: Tatiane Vitti
Publicado em 14/07/2014 - A Gazeta do Iguaçu

Postado em 12/09/2016

Avenida Doutor Damião, 80 - Jardim América - Foz do Iguaçu, PR | Fone/Fax: 45 3028 6464

Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda.

Copyright © Desde 1997 - Direitos reservados