INÍCIO     |     NOSSA EMPRESA     |     ORIENTAÇÕES    |     MENSAGEIRO     |      ARTIGOS      |     ENTRETENIMENTO    |      BORKINFO     |     FAMÍLIA BORKENHAGEN

Início | Nossa Empresa | Conquistas | A Gazeta do Iguaçu

A Gazeta do Iguaçu

EDIÇÃO Nº 6522 -Foz do Iguaçu, 01 de abril/2010

 

Caderno 2 - Principal

A competitividade iguaçuense em destaque nacional  

Borkenhagen Contabilidade conquista prêmio MPE Brasil de sucesso empresarial

Edvino e agraciados do Paraná, com representante do Sebrae e do IBQP

 

Para grandes ou pequenas empresas, como disse Jorge Gerdau Johannpeter, Diretor Presidente do Grupo Gerdau, do ramo da siderurgia, não há alternativa senão serem eficientes e competitivas. Há, porém um grande desafio: ser competitivo sujeitando-se ao sistema tributário que o Brasil tem. O Movimento Brasil Competitivo – MBC, que também tem Jorge Gerdau na presidência, que une governos, iniciativa privada e entidades de diversos setores, foi criado, entre outros, para auxiliar na melhoria da competitividade das organizações privadas, e com destaque para difundir metodologias eficientes de gestão e estimular a cultura empreendedora, junto às micro e pequenas empresas.

Prêmios estaduais

Com o intuito de estimular a competitividade das pequenas e micro empresas foram criados prêmios em diversos estados brasileiros, todos incentivados pelo Grupo Gerdau. A promoção dos prêmios é do MBC e do Sebrae, já acontecendo em quase todos os estados, estando em fase de estruturação apenas ainda no Piauí, no Acre e no Amapá.

No Paraná o programa chamava-se Prêmio Sucesso Empresarial, tendo sido unificado com os dos demais estados, em 2008, em um único, denominado Prêmio MPE Brasil.

Premiação nacional

A partir da unificação dos prêmios estaduais o MBC passou a premiar também, dentre as vencedoras da etapa nacional, a que mais se destacou em nível nacional. Para tanto vem treinando, através da FNQ – Fundação Nacional da Qualidade, avaliadores para visitar as vencedoras estaduais que melhor gestão apresentaram. Em 2009 a FNQ chegou a preparar 800 avaliadores. Setenta destes, foram selecionados para visitar 37 das 151 vencedoras estaduais que, por sua vez, foram vencedoras em sua categoria, de um total de 57.736 empresas inscritas no Brasil.
Foz do Iguaçu tem tido representantes na etapa estadual em todas as edições desde 2004.

O que é o Prêmio MPE Brasil

O Prêmio MPE Brasil caracteriza-se pelo fornecimento de um questionário que as inscritas respondem, escolhendo a alternativa que melhor retrate sua gestão. O questionário de auto-avaliação é enviado para o organizador da etapa estadual, no Paraná é o IBQP –Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade, onde é avaliado e fornecida uma devolutiva em que são apontados os pontos fortes e as oportunidades de melhoria.

Dentre as inscritas são escolhidas as que melhor gestão apresentam, e são visitadas por dupla de avaliadores preparados pela organização. Estes fazem o diagnóstico, conferem e confirmam as respostas por meio de evidências que o empreendedor deve apresentar, e emitem seu relatório.

Os relatórios das selecionadas são examinados por uma banca de experts em empreendedorismo e gestão, dali sendo definidos os finalistas, os que maior pontuação alcançaram na categoria em que se inscreveram.

Na cerimônia de divulgação e premiação, na etapa estadual, comparecem as que foram chamadas, como "finalistas", sendo nominadas e premiadas as que maior pontuação alcançaram. Todas as finalistas recebem um certificado que as destaca das demais inscritas. As premiadas recebem também um troféu.

Aprendizado privilegiado

Na data designada para a cerimônia de reconhecimento nacional e premiação das vencedoras ocorre, antes, um seminário com grandes expoentes na inovação, competitividade e empreendedorismo.

Em 23 de Março, aconteceu, em Brasília, o 2º Seminário Nacional MPE Brasil, com palestras e painéis.

Palestraram representantes do MBC, do Sebrae, da Gerdau e da FNQ, enfatizando que ali, as 151 empresas participantes, são a elite do empresariado brasileiro.

Cerimônia de premiação

Com a participação de autoridades da política nacional e do meio empresarial, referência em qualidade, gestão e empreendedorismo, é realizado o evento de reconhecimento.

Esse evento de 2010 é o 7º Reconhecimento Nacional de Micro e Pequenas Empresas, com a participação das 151 vencedoras nas etapas estaduais em 2009.

É uma festa glamurosa, a qual também é prestigiada por familiares e amigos dos empreendedores representantes das organizações vencedoras.

Foz em destaque nacional

A cidade de Foz do Iguaçu teve como representante, uma das 37 selecionadas dentre as mais de 57 mil inscritas, a Borkenhagen Contabilidade, já recebendo o reconhecimento nacional pela terceira vez, desde a criação do Prêmio.

Como em edição anterior, a Borkenhagen Contabilidade foi a única do ramo contábil de todo o Brasil a receber uma belíssima placa em aço, "por ter se destacado no MPE Brasil 2009".

Podem ufanar-se os integrantes da Borkenhagen Contabilidade, as empresas de todos os ramos de atividade de Foz do Iguaçu, o povo iguaçuense por ter uma empresa que mereceu o destaque nacional, e todas as organizações do ramo contábil, do Brasil inteiro, por terem uma representante que expôs sua gestão para ser avaliada pelos critérios da FNQ – Fundação Nacional da Qualidade, e bem representou as demais do ramo em que atua .

Que mais esta premiação sirva de estímulo a que mais empreendedores inscrevam sua organização (empresa) na próxima edição do Prêmio MPE, a ser liberada no início de abril, com inscrições até início de agosto.

Foz merece o destaque nacional porque tem organizações com gente talentosa e com gestão aprimorada. É uma questão de submeter-se à avaliação, aceitar as sugestões de melhorias, implementá-las, e conquistar a etapa estadual, para então poder alcançar a etapa nacional.

Editora Gazeta do Iguaçu.
Rua Marechal Floriano Peixoto, 1.210 - Centro
Tel/Fax: (45) 523-3313 - CEP 85851-020 - Foz do Iguaçu - PR

Avenida Salvador Guerra, 80 - Jardim América - Foz do Iguaçu, PR | Fone/Fax: 45 3028 6464

Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda.

Copyright © Desde 1997 - Direitos reservados