INÍCIO     |     NOSSA EMPRESA     |     ORIENTAÇÕES    |     MENSAGEIRO     |      ARTIGOS      |     ENTRETENIMENTO    |      BORKINFO     |     FAMÍLIA BORKENHAGEN

Início | Nossa Empresa | Conquistas | H2 Foz

H2 Foz

Recorte da edição de 15 de Janeiro de 2010 | Atualizado às 12:50h

Cataratas são levadas para Curitiba, no peito

Borkenhagen Contabilidade pede voto as Cataratas do Iguaçu para os 20 "finalistas" do Prêmio MPE Brasil.

Curitiba é sede para muito eventos importantes. Não que Foz não o seja, mas eventos de outra natureza.
O Grupo Gerdau é um grande motivador para o crescimento de Micro e Pequenas Empresas, e através do SEBRAE, desde 2004 foi estabelecido um programa de avaliação e premiação das empresas com a melhor gestão, dentro dos critérios da Fundação Nacional da Qualidade - FNQ.

Quando em 2004 o programa contava com menos de 300 empresas inscritas para preencher um questionário de autoavaliação, das quais as que melhor gestão apresentaram, tiveram a visita de avaliadores do Sebrae e, dos relatórios encaminhados a uma banca de jurados experts em gestão empresarial e empreendedorismo, de Foz do Iguaçu, 5 alcançaram pontuação para a condição de "finalista". Dentre as finalistas, foi premiada, na categoria 'Comércio', a Enerluz Materiais Elétricos. Na categoria 'Serviços', marcou presença a Borkenhagen Contabilidade.

Na edição de 2005, novamente 5 empresas de Foz atingiram pontuação suficiente para a condição de "finalista", quando, então, a Queijo & Cia foi a vencedora na categoria 'Comércio', enquanto que na categoria 'Serviços' voltou a comparecer a Borkenhagen Contabilidade, que além do Certificado trouxe o troféu "Destaque Empresa Cidadã", pela sua dedicação em ações de responsabilidade social.

Já em 2006, quando superou o número de 500 inscritas, Foz compareceu apenas com 1 "finalista", novamente a Borkenhagen Contabilidade, que nesta edição sagrou-se campeã na categoria 'Serviços'. Em obediência ao regulamento do, então, Prêmio Sucesso Empresarial (no Paraná) ela ficou impedida de participar da avaliação em 2007 e 2008, mas continuou fazendo sua auto-avaliação.
Nos anos de 2007 e 2008, Foz do Iguaçu compareceu com empresas "finalistas", tendo a Enerluz repetido a façanha de 2004 e a Queijo & Cia a façanha de 2005. Para harmonizar a premiação no Brasil inteiro, o programa passou a denominar-se "Prêmio MPE Brasil", com questionários e procedimentos iguais em todo o território nacional.

O Prêmio MPE Brasil - que convoca, incentiva, e avalia as Micro e Pequenas Empresas, é uma realização do Sebrae, tendo como Coordenador o IBQP - Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade, com a participação do Movimento Brasil Competitivo - MBC, do Movimento Paraná Competitivo - MPC, do Movimento Todos pela Educação, do Grupo Gerdau, da Fundação Nacional da Qualidade - FNQ, e da Federação das Indústrias do Estado do Paraná - FIEP. Com organismos desse quilate vemos que o prêmio é singular e que deve ser motivo para que, ainda mais, o Sebrae, a ACIFI e outras entidades patronais motivem os dirigentes a que inscrevam seus empreendimentos, respondam a autoavaliação, e recebam um relatório, chamado "devolutiva", com as observações com relação a cada questão.

Em 2009 o número de inscritas já beirou as 2,5 mil, no Paraná, mas está longe do que deveria ser. Se analisarmos o número de Micro e Pequenas Empresas, só em Foz do Iguaçu, temos claro que muitos empreendedores ainda não despertaram para a qualidade na gestão e estão fracos no tocante a empreendedorismo.

Vinculadas à unidade do Sebrae de Foz do Iguaçu, em 2009 alcançaram a pontuação de "finalista", a Ambiental Vitare, a Borkenhagen Soluções Contábeis, e a De Paula Contadores Associados. Para alegria e orgulho de Foz, o título de 'Vencedora' na categoria 'Serviços' veio para a cidade nas mãos da equipe da Borkenhagen Contabilidade, agora bi-campeã estadual, demonstrando que tem a melhor gestão no Paraná. A Borkenhagen, pelas conquistas anteriores já conquistou o reconhecimento nacional através do MBC, em 2006 e em 2007.

Tal como todas as 20 "finalistas", a Borkenhagen Contabilidade também uniformizou sua equipe e foi fazer torcida no evento no CIETEP (lotado), sem saber quem seria a vencedora. Tão logo o diretor institucional, Edvino Borkenhagen, recebeu o troféu foi convidado para seu pronunciamento, momento em que enumerou algumas ações com vinculação ao município. Destaque tanto nas camisetas da equipe, quanto em banners e faixa confeccionados para o evento, foi o VOTE CATARATAS. Borkenhagen fez um chamamento aos integrantes das 20 "finalistas", dos mais diversos municípios do estado, e autoridades presentes, a que assumam e participem da campanha para tornar as Cataratas do Iguaçu uma das 7 Novas Maravilhas da Natureza. O apelo foi tão forte que a platéia solicitou, e assim foi feito, que a faixa fosse apresentada no palco, trazendo a imagem deste belíssimo atrativo com a passarela lotada, em arte da All Signs, com o apoio do Iguassu Convention and Visitors Bureau - ICVB. No pronunciamento, Borkenhagen enfatizou que defender as Cataratas não é apenas assunto do povo de Foz do Iguaçu, mas do Paraná inteiro, e do Brasil, pelo que a platéia, em reconhecimento, aplaudiu.

A faixa ostentada no evento traz a frase: "Defender as Cataratas é responsabilidade nossa, e sua!" A arte das camisetas elaborada pela Estatex, inseriu a logo do VOTE CATARATAS, com o destaque: "Essa Maravilha é NOSSA", pelo que a Equipe vencedora, da Borkenhagen Contabilidade, demonstrou que de fato levou as Cataratas no peito, para Curitiba. 

(Borkenhagen Contabilidade)

Avenida Salvador Guerra, 80 - Jardim América - Foz do Iguaçu, PR | Fone/Fax: 45 3028 6464

Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda.

Copyright © Desde 1997 - Direitos reservados