INÍCIO     |     NOSSA EMPRESA     |     ORIENTAÇÕES    |     MENSAGEIRO     |      ARTIGOS      |     ENTRETENIMENTO    |      BORKINFO     |     FAMÍLIA BORKENHAGEN

Início | Nossa Empresa | Conquistas | Agência Sebrae de Notícias

Agência Sebrae de Notícias

18/12/2009 - Onze empresas do Paraná vencem etapa estadual do MPE-Brasil

(Na categoria Serviços, é bi-vencedora a Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda. de Foz do Iguaçu)

 

Entrega do Prêmio foi na noite da última quinta-feira, dia 17,no Cietep, em Curitiba

A noite da última quinta-feira, dia 17, foi de comemoração para as 11 empresas vencedoras do Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas - MPE Brasil 2009, etapa Paraná. O evento aconteceu na sede do Cietep, em Curitiba, contando com a participação de representantes e torcidas organizadas das 20 empresas finalistas nas categorias Comércio, Indústria, Serviços de Educação, Serviços de Tecnologia da Informação e Serviços Outros.

O MPE Brasil é um prêmio que reconhece as empresas que mais se destacaram em quesitos como qualidade da gestão e capacidade empreendedora. Essa foi a sexta edição da premiação no Paraná, contando com cerca de 2,5 mil inscrições, o que corresponde a 25% mais inscritos do que o ano anterior. A premiação é organizada pelo Sebrae, Grupo Gerdau e Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), contando com o apoio de diversas instituições, associações e entidades ligadas ao desenvolvimento empresarial.

Durante o evento, o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Allan Marcelo de Campos Costa, destacou a importância das micro e pequenas empresas, trabalhando e ajudando de forma decisiva o Paraná e o Brasil a saírem da crise mundial de 2009. Além disso, ele aproveitou a ocasião para lançar oficialmente o Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas (Pappe-Subvenção), do Ministério da Ciência Tecnologia, que vai beneficiar cerca de 1, 5 mil micro e pequenas empresas inovadoras de todo o Paraná, num período de três anos.

Ainda de acordo com o diretor-superintendente do Sebrae/PR, a previsão é de que o Pappe-Subvenção consiga alavancar as empresas paranaenses em um período curto de tempo. "O Paraná se destaca em padrões de excelência com seus micro e pequenos negócios e o Prêmio MPE Brasil 2009 é uma prova disso. Queremos, no próximo ano, ser novamente o Estado que mais ganha prêmios na seleção nacional", comentou.

O chefe-administrativo da Gerdau Guaíra, Roberto Lindermann Netz, também destacou que o Prêmio demonstra que a atuação das micro e pequenas empresas pode contribuir com a evolução das comunidades onde elas se situam. "É uma oportunidade de reconhecimento aos que superaram desafios de mercado e concorrência, com criatividade e iniciativa. Esses empresários e suas equipes promovem a visibilidade de seus negócios, da região onde eles se situam, do Estado e do País, através de uma poderosa ferramenta", afirmou.

Eduardo Righi, diretor executivo do IBQP, apontou a principal função do evento de premiação como a promoção e destaque de iniciativas e resultados em gestão e inovação, disseminando critérios de qualidade. "Foram 154 municípios envolvidos, com mais de 2.500 questionários preenchidos. Por isso, consideramos que esse é um importante momento para o Paraná e que nossas empresas estão, cada vez mais, envolvidas com a excelência na gestão de seus negócios."

Na versão paranaense da premiação, participaram empresas de todo o Estado, divididas por etapas de avaliação regionais, realizadas nas cidades de Cascavel, Londrina e na regional Sudoeste.

As empresas premiadas foram: Adilon Emidio da Silva ME, de Prudentópolis, na categoria Comércio; Borkenhagen Soluções Contábeis, de Foz do Iguaçu, na categoria Serviços Outros; CEMS Complexo Esportivo, de Maringá, na categoria Serviços de Educação; Centro Amperense de Ensino Superior, de Ampére, também na categoria Serviços de Educação; DB1 Informática, de Maringá, na categoria Serviços de Tecnologia da Informação; E-mid Desenvolvimento de Sites, de Ampére, também na categoria Serviços de Tecnologia da Informação; Pão e Vinho Editora, de Guarapuava, na categoria Comércio; Patrimonium Comércio e Instalação de Equipamentos de Segurança, de Maringá, também na categoria Comércio; Plast'bel, de Francisco Beltrão, na categoria Indústria; PSQ Editora, na categoria Serviços Outros; e Softpharma Desenvolvimento e Edição de Softwares Comerciais, de Cascavel, na categoria Serviços de Tecnologia da Informação e, também, como a melhor torcida.

Na edição do último ano, o Paraná se destacou na edição nacional do Prêmio, que apresentava empresas de 24 estados, com duas vencedoras entre as melhores do País: a Vininha Panificadora e a FBITS Desenvolvimento de Software. Além disso, a Fazenda Cruzeiro, localizada em Francisco Alves, ficou em segundo lugar na avaliação nacional, na categoria Agronegócio.

Empenho reconhecido

Terezinha dos Santos Reichert, diretora geral do Centro Amperense de Ensino Superior, foi uma das premiadas e destaca que o Prêmio coroa a execução de um trabalho de qualidade, somado à extensão de projetos sociais, que destacam a instituição frente à comunidade de Ampére e municípios vizinhos, na região sudoeste. "Com a premiação, ampliamos as possibilidade de formar parcerias com entidades locais, fortalecendo o centro educacional e a região onde ele está localizado", comemora.

Para Terezinha, a missão da instituição educacional reflete seu sucesso junto à comunidade e é um dos principais motivos de a empresa se destacar como uma das melhores na categoria Serviços de Educação. "Toda a nossa equipe está envolvida e preocupada com formação profissional e com a preparação dos estudantes para atuarem na comunidade onde eles residem. É isso que dá força à instituição."

Silvana Urio Cichocki, sócia proprietária da Plast�bel, empresa de Francisco Beltrão vencedora do Prêmio MPE Brasil 2009 na categoria Indústria, atribui a nomeação de sua empresa como um dos destaques paranaenses ao trabalho focado na gestão em organização e qualidade, implementado neste ano. "Nossa equipe está tão comprometida que nos enche de orgulho, estão todos unidos e ligados aos valores da empresa. A partir de um planejamento interessante, decidimos investir em comunicação e no envolvimento direto entre a direção empresarial e a equipe. O resultado é esse, que todos podem observar. Estamos passando por uma fase muito boa", concluiu.

Sobre o Sebrae/PR

O Sebrae/PR - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Paraná é uma instituição sem fins lucrativos que foi criada para dar apoio aos empresários de pequenos negócios. No Brasil, são 27 unidades e 750 postos de atendimentos espalhados de norte a sul do  País. No  Paraná, 5 regionais e 11 escritórios. A entidade chega aos 399 municípios do Estado por meio do  atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados.  O Sebrae/PR oferece palestras, cursos, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco no empreendedorismo, setores estratégicos, políticas públicas, tecnologia e inovação, orientação ao crédito, acesso ao mercado, internacionalização, redes de cooperação e programas de lideranças.

 

Leandro Donatti -  Jornalista Sebrae/PR -  (41) 3330-5895 ou 9962-1754

Avenida Salvador Guerra, 80 - Jardim América - Foz do Iguaçu, PR | Fone/Fax: 45 3028 6464

Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda.

Copyright © Desde 1997 - Direitos reservados