INÍCIO     |     NOSSA EMPRESA     |     ORIENTAÇÕES    |     MENSAGEIRO     |      ARTIGOS      |     ENTRETENIMENTO    |      BORKINFO     |     FAMÍLIA BORKENHAGEN

Início | Nossa Empresa | Conquistas | Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu

Empresa de Foz ganha Prêmio Sucesso Empresarial 2006 na categoria Serviço

 

Profissionalismo, capacidade empreendedora e maturidade na gestão e no relacionamento com o mercado foram os traços comuns às 17 organizações de micro e pequeno porte que chegaram à etapa final do Prêmio Sucesso Empresarial 2006. Diversas empresas também se destacaram nas ações comunitárias e de conservação ambiental, demonstrando responsabilidade social.

 

A cerimônia de premiação foi realizada no auditório I do CIETEP, em Curitiba, na semana passada, e contou com a presença de cerca de 700 pessoas. As empresas vencedoras pertencem a diferentes ramos de atividade e possuem trajetórias distintas. A mais antiga tem 50 anos de existência e a mais jovem possui apenas sete. São elas:

 

v     Comércio: Satech Telecomunicações (Curitiba)

v     Indústria: Forplas Fábrica de Escadas (Curitiba)

v     Serviço: Borkenhagen Contabilidade (Foz do Iguaçu)

v     Destaque Empresa Cidadã: Instituto Filadélfia (Pato Branco)

v     Destaque Gestão do Design: Satech Telecomunicações (Curitiba)

 

Destaques do ciclo 2006

 

- A grande vencedora do Prêmio Sucesso Empresarial 2006 foi a Satech Telecomunicações, de Curitiba, que conquistou o primeiro lugar nas categorias Comércio e Gestão do Design.

- Na etapa final do concurso, o destaque ficou por conta da cidade de Pato Branco que teve cinco empresas concorrendo, sendo que uma foi vencedora com Empresa Cidadã. Também é de Pato Branco o melhor exemplo de disseminação dos objetivos e propósitos do concurso: pelo segundo ano consecutivo, a cidade realizou uma premiação específica que segue os mesmos critérios de avaliação do Prêmio Sucesso, visando estimular e envolver toda a comunidade empresarial do município.  

- A Borkenhagen Contabilidade, de Foz do Iguaçu, que no ano passado foi indicada ao prêmio Destaque Empresa Cidadã, venceu este ano na categoria Serviço.

- A cidade de Curitiba, que na edição anterior havia ficado de fora da premiação, este ano teve três empresas finalistas e duas vencedoras que, juntas, faturaram 60% dos prêmios.

- Foz do Iguaçu destacou-se mais uma vez. No ano passado foram cinco empresas finalistas, duas empresas vencedoras e três prêmios conquistados. Este ano, a cidade teve uma finalista que conquistou o prêmio na categoria Serviço.

- Municípios pequenos como Maripá (5.886 habitantes) e Santa Helena (20.487 habitantes) chegaram à etapa final revelando o alto grau de profissionalismo e empreendedorismo existente nas empresas do interior do Paraná.

- Das 17 finalistas, cinco empresas são do Sudoeste (Pato Branco), cinco são do Oeste (Cascavel, Foz do Iguaçu, Maripá e Santa Helena), quatro empresas são da região Norte (Londrina, Maringá e Umuarama) e três empresas são de Curitiba.

- A categoria Serviços foi a mais disputada, com sete finalistas. A categoria Indústria teve seis finalistas e a categoria Comércio teve quatro finalistas.

 

Dados do Prêmio Sucesso Empresarial 2006

*572 empresas inscritas (39% de crescimento em comparação a 2005).

*61 cidades do Paraná representadas.

*50 empresas pré-classificadas, de 19 cidades, foram visitadas pelos avaliadores.

*17 finalistas de nove municípios.

*85 avaliadores foram treinados nas áreas da qualidade e gestão empresarial. Nas edições anteriores do concurso, outros 200 profissionais já haviam sido treinados.

*1.000 empresários participaram das reuniões de sensibilização.

*Todas as finalistas recebem relatórios contendo os pontos fortes e oportunidades de melhoria que equivalem a um processo de consultoria.

 

Critério técnico

Para definir as empresas vencedoras, foi utilizado um instrumento técnico que avalia a capacidade de gestão e o grau de competitividade das organizações empresariais, de acordo com os critérios de excelência adotados pela Fundação Prêmio Nacional da Qualidade: liderança, estratégias e planos, clientes, sociedade, informação e conhecimento, pessoas, processos e resultados. Também foram analisados os resultados financeiros e os indicadores de saúde empresarial, além da conferência da documentação contábil e estatutária de cada uma das concorrentes.

 

Premiação

As empresas premiadas receberam troféus, certificados, bônus em cursos de formação do Sebrae e direito ao uso do selo do Prêmio Sucesso Empresarial 2006 em seus materiais de divulgação pelo prazo de um ano.

 

Realização e Apoio Institucional

O Prêmio Sucesso Empresarial é uma realização do Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade – IBQP / Movimento Paraná Competitivo, Sebrae-PR e Grupo Gerdau. Conta com o apoio do Sistema FIEP, Fecomércio-PR, FACIAP, Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul e do Movimento Brasil Competitivo. Apoio técnico da Fundação Nacional da Qualidade.

Avenida Salvador Guerra, 80 - Jardim América - Foz do Iguaçu, PR | Fone/Fax: 45 3028 6464

Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda.

Copyright © Desde 1997 - Direitos reservados