INÍCIO     |     NOSSA EMPRESA     |     ORIENTAÇÕES    |     MENSAGEIRO     |      ARTIGOS      |     ENTRETENIMENTO    |      BORKINFO     |     FAMÍLIA BORKENHAGEN

Início | Nossa Empresa | Conquistas | Tudo Foz

Tudo Foz

21 de Novembro de 2005

Resultados do Prêmio Sucesso Empresarial

Prêmio sucesso empresarial 2005 revela capacidade empreendedora das micro e pequenas empresas do Paraná.

As bancas de avaliadores e juízes tiveram dificuldade para selecionar as 15 finalistas e eleger as vencedoras do Prêmio Sucesso Empresarial 2005, tal o equilíbrio entre as concorrentes.

“Descobrimos traços comuns nas empresas vitoriosas: forte caráter empreendedor, ações junto à comunidade, esforços para evitar impactos ao meio ambiente, mapeamento e adoção de sugestões internas e externas, além de processos de avaliação do desempenho global, considerando não apenas os indicadores financeiros, mas também os aspectos relacionados aos processos”, analisa Francisco Teixeira Neto, do IBQP, responsável pela coordenação do Prêmio.

A cerimônia de premiação foi realizada no auditório II do CIETEP, em Curitiba, nesta sexta-feira, 18 de novembro, a partir das 19 horas. As vencedoras destacam-se tanto pela competência quanto pela diversidade em seus ramos de atividade. São elas:

- Comércio: Queijo & Companhia (Foz do Iguaçu)

- Indústria: Hidraufor Componentes Hidráulicos (São José dos Pinhais)

- Serviços: Núcleo Diagnóstico (Maringá)

- Turismo: Hotel Itagy (Tibagi)

- Destaque Empresa Cidadã: Borkenhagen Contabilidade (Foz do Iguaçu)

- Destaque Gestão do Design: Queijo & Companhia (Foz do Iguaçu)

 

Destaques - Um dos maiores destaques do evento este ano veio de Foz do Iguaçu que teve um terço das finalistas, totalizando cinco empresas. E também foi esta cidade que conquistou a metade dos prêmios.

Além do Destaque Empresa Cidadã para a Borkenhagen Contabilidade, a panificadora Queijo & Companhia faturou sozinha os prêmios das categorias Comércio e Destaque Gestão do Design.

Das 15 finalistas, oito delas pertencem ao Oeste e Sudoeste do Paraná: além das cinco de Foz do Iguaçu (Oeste), havia uma empresa de Toledo (Oeste) e duas de Pato Branco (Sudoeste).

E foi de Pato Branco que partiu o melhor exemplo de disseminação dos objetivos e propósitos do concurso: a cidade criou uma premiação específica que segue os mesmos critérios de avaliação do Prêmio Sucesso, visando estimular e envolver toda a comunidade empresarial.

A categoria Serviços foi a mais disputada, com oito finalistas, e acabou conquistada pela empresa Núcleo Diagnóstico de Maringá, cidade que teve a ala jovem de seu empresariado fortemente empenhada na obtenção de inscrições para o Prêmio.

Já a categoria Turismo, vencida pelo Hotel Itagy, da cidade de Tibagi, confirmou a hegemonia da região dos Campos Gerais neste segmento. No ano passado, foi o Philadelphia Hotel, de Ponta Grossa, que conquistou a premiação na mesma categoria. Por fim, a vitória da Hidraufor Componentes Hidráulicos na categoria Indústria reafirmou o talento da Região Metropolitana de Curitiba no setor.

 

Dados do Prêmio Sucesso Empresarial 2005

*411 empresas inscritas (87% de crescimento em comparação a 2004).

*52 cidades do Paraná representadas (147% de crescimento em um ano).

*46 empresas visitadas pelas equipes de avaliadores.

*15 finalistas de oito municípios.

*200 avaliadores treinados nas áreas da qualidade e gestão empresarial.

*1.500 empresários participaram das reuniões de sensibilização.

*Presença de mais de 350 pessoas na entrega do Prêmio.

*Todas as finalistas recebem relatórios contendo os pontos fortes e oportunidades de melhoria, equivalentes a um processo de consultoria.

 

Realizadores - Um dos responsáveis pelo evento, o Grupo Gerdau vem apoiando diversos prêmios de empreendedorismo no País desde 1993. Além do Sucesso Empresarial, o Grupo apóia o Prêmio Excelência Empresarial (Minas Gerais), o Top Empresarial (Rio de Janeiro), o Realce Empresarial (Bahia), o Talentos Empreendedores (Rio Grande do Sul e Santa Catarina), o Êxito Empresarial (Ceará) e o Destaque Empresarial (Pernambuco).

“O Grupo Gerdau investe nestes projetos por acreditar que as micro e pequenas empresas brasileiras representam um importante canal de geração de empregos e impostos e, conseqüentemente, contribuem para o crescimento econômico e social do País”, avalia Rubens Kühl, gerente executivo da Gerdau Guaíra.

Junto com o Grupo Gerdau e o IBQP, o Sebrae Paraná é outro realizador do Prêmio Sucesso Empresarial que, este ano, atingiu 52 municípios do Estado. “Acreditamos que este prêmio é uma forma de estímulo para que as empresas busquem trabalhar iniciativas empreendedoras que revelem dinamismo e criatividade, além de atuar no campo da responsabilidade social”, diz o diretor administrativo do Sebrae no Paraná, André Barbalho.

O comportamento das empresas vencedoras demonstra que elas são exemplos a serem seguidos: atuam com foco em mercados segmentados, mapeiam os processos internos e os tornam familiares a todos os colaboradores, trabalham com base em pesquisas de satisfação dos clientes e de tendências, além de buscarem a conformidade dos produtos ou serviços, bem como a redução de quebras, paradas, acidentes, reclamações e faltas, criando um saudável clima organizacional.

A constatação deste comportamento é motivo de comemoração tanto para os realizadores quanto para os apoiadores do Prêmio, como o Sistema FIEP. “Apoiamos iniciativas que visam a produção do conhecimento e a melhoria da competitividade das empresas paranaenses. O Prêmio Sucesso Empresarial é um exemplo disso, por valorizar a criatividade, o empreendedorismo e o dinamismo dos micro e pequenos negócios que são fundamentais para a economia brasileira. Tenho certeza que as práticas premiadas servirão de inspiração para outras empresas. É a partir destes modelos que vamos sustentar a expansão da nossa produtividade”, analisa Rodrigo Rocha Loures, presidente do Sistema FIEP.

Critérios - Para definir as empresas vencedoras, foi utilizado um instrumento técnico que avalia a capacidade de gestão e o grau de competitividade das organizações empresariais, de acordo com os critérios de excelência adotados pela Fundação Prêmio Nacional da Qualidade: liderança, estratégias e planos, clientes, sociedade, informação e conhecimento, pessoas, processos e resultados. Também foram analisados os resultados financeiros e os indicadores de saúde empresarial, além da conferência da documentação contábil e estatutária de cada uma das concorrentes.

Premiação - As empresas premiadas receberam troféus, certificados, bônus em cursos de formação do Sebrae e direito ao uso do selo do Prêmio Sucesso Empresarial em seus materiais de divulgação pelo prazo de um ano. Além disso, as vencedoras, apontadas como casos de sucesso, beneficiam-se com a divulgação do evento no âmbito regional e estadual.

Apoio Institucional - Entre os apoiadores do Prêmio Sucesso Empresarial estão o Sistema FIEP, atuando especialmente na divulgação do evento, Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Movimento Brasil Competitivo, Instituto Euvaldo Lodi-PR, FACIAP, OCEPAR, FECOMÉRCIO e FAEP.

Também apóiam o Prêmio todas as empresas que disponibilizaram seus profissionais para atuarem como avaliadores. São elas: Copel, Sanepar, Correios, Faculdades Spei, FADEP, CEFET, Mater Dei, Siemens, Furnas, Unioeste, Cacique, Rondopar, Unimed, Labmed e Centro de Design do Paraná.

Avenida Salvador Guerra, 80 - Jardim América - Foz do Iguaçu, PR | Fone/Fax: 45 3028 6464

Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda.

Copyright © Desde 1997 - Direitos reservados