INÍCIO     |     NOSSA EMPRESA     |     ORIENTAÇÕES    |     MENSAGEIRO     |      ARTIGOS      |     ENTRETENIMENTO    |      BORKINFO     |     FAMÍLIA BORKENHAGEN

Início | Nossa Empresa | Conquistas | Jornal do Iguaçu

Gazeta do Povo

Pequenas empresas são premiadas

 

O Prêmio Sucesso Empresarial, em sua primeira edição no Paraná, foi entregue ontem a cinco micro e pequenas empresas. A premiação reconheceu os melhores cases de gestão do estado. As empresas vencedoras foram a Embrafort Indústria e Comércio de Artefatos de Madeira, de Curitiba; ZTM Eletricidade (Enerluz), de Foz do Iguaçu; Colégio Nossa Senhora da Luz, de Clevelândia; Philadelphia Hotel, de Ponta Grossa; e TMA Tecno Metais e Alumínios, de Pato Branco.

As empresas ganhadoras do Sucesso Empresarial foram escolhidas a partir de um criterioso processo de seleção. Inicialmente foram enviados questionários para 24 mil pequenas e microempresas, processo que colaborou para a disseminação dos conceitos de competitividade. 220 empresas (57% da Grande Curitiba, 29% do Sul e Oeste e 14% da Região Norte) fizeram suas inscrições e apenas 45 passaram para a etapa seguinte, que contou com a atuação de avaliadores treinados. Foram selecionadas 15 organizações e cinco saíram vencedoras.

Segundo o presidente do Conselho de Administração do IBQP, Sérgio Prosdócimo, o prêmio Sucesso Empresarial, instituído há 12 anos no Rio Grande do Sul e levado posteriormente a outros estados e, agora, ao Paraná, foi criado para mostrar à classe empresarial que existem muitas iniciativas louváveis e merecedoras de destaque e de apoio. Este ano, o programa beneficiou 18.339 empresas brasileiras, contra 8.582 de 2003.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures, contou que o investimento total do programa foi de cerca de R$ 500 mil, mas houve muito trabalho voluntário. A Copel, Sanepar e Furnas cederam 50 técnicos que trabalharam na fase de aplicação e avaliação do projeto, segundo ele.

A avaliação dos participantes seguiu os critérios do Prêmio Nacional da Qualidade, ajustados à qualidade das micro e pequenas empresas. Segundo explicou o coordenador do Movimento Paraná Competitivo, Noé Vieira dos Santos, o prêmio está calcado sobre sete critérios, tais como, liderança, estratégias e planos, informação e conhecimento, processos e resultados, e empreendedorismo.

O Grupo Gerdau é um dos realizadores deste prêmio. Segundo o gerente executivo da companhia, Rubens Kühl, a Gerdau investe em projetos empreendedores porque as micro e pequenas empresas representam um importante canal de geração de empregos e impostos, contribuindo para o crescimento econômico e social do país.

As empresas vencedoras receberam troféus, certificados, bônus em cursos de formação do Sebrae e ao uso do celo Prêmio Sucesso Empresarial.

O Prêmio Sucesso Empresarial é promovido pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP-PR), Movimento Paraná Competitivo, Serviço de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná (Sebrae-PR), Fiep e governo estadual. 

Mirian Gasparin

Avenida Salvador Guerra, 80 - Jardim América - Foz do Iguaçu, PR | Fone/Fax: 45 3028 6464

Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda.

Copyright © Desde 1997 - Direitos reservados