INÍCIO     |     NOSSA EMPRESA     |     ORIENTAÇÕES    |     MENSAGEIRO     |      ARTIGOS      |     ENTRETENIMENTO    |      BORKINFO    |   FAMÍLIA BORKENHAGEN 
Início | BORKINFO |Março de 2014

Edição dedicada à

Tolerância religiosa

Foz do Iguaçu-PR, Março de 2014

Ano XVIII, N° 192 - Circulação dirigida Tiragem 3420 destinatários

Boletim Institucional da Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda. - Certificada ISO 9001:2008

TU MENTES NA DECLARAÇÃO?

Mentir, para alguns, pode não ser um crime muito grave; para outros pode ser uma defesa diante de uma situação incontrolável; para outros ainda, pode ser uma revanche diante do que foi praticado contra quem está mentindo.

Num julgamento, quando o réu é questionado, lhe é feita a pergunta se ele promete dizer a verdade, nada mais que a verdade. Ele confirma. Sabemos de casos em que o réu mente, pensando em se livrar da condenação, que ele pensa que irá receber por um crime que ele tem certeza não ter cometido. Qual não é a surpresa dele que o encaminhamento estava a favor dele, mas como mentiu, a decisão se inverteu e acabou sendo condenado!

Quando se vai elaborar a Declaração de Ajuste, para o Imposto de Renda,há espaços para informar tudo o que se ganhou, se adquiriu, se gastou, se doou, se perdeu, etc. Há contribuinte que informa valor pago a profissional que não existe, com número de inscrição no conselho da classe, falso, com o intuito de aumentar o valor de despesas, para pagar menos imposto de renda. Como a Receita Federal já dispõe de um sem número de meios para cruzar informações, ela vem encontrando cada vez mais contribuintes que faltaram com a verdade (mentiram), e por esse crime podem até ir pra cadeia.

Nós alertamos através de nossa página, através do BORKAlerta, que procedimentos irregulares não devem ser promovidos. Quem lê, entende! Quem ainda não criou o hábito de acessar nossa página, acaba perdendo informações valiosas.

Fazer um planejamento fiscal, nós acreditamos ser mais coerente do que querer burlar o Fisco.

PÁSCOA X TÚMULO

Feriadão à vista! Oba!

Sim, é o que para muitos significa o fim da Quaresma, que converge nos dias da Sexta-feira da Paixão (Santa), o Sábado de Aleluia e o Domingo da Páscoa, e ainda coincidindo, na segunda-feira com o dia de Tiradentes.

Há quem esteja aplaudindo (pelo faturamento); há quem esteja preocupado (com a produção); e há quem não está nem aí (os não-cristãos). Com o devido respeito a todos, mas o mundo inteiro respeita, no calendário gregoriano, esse período da Páscoa, quando é relembrado o que os cristãos afirmam ser verdade que Jesus Cristo, morto na cruz (numa sexta-feira), guardado num sepulcro cavado numa rocha, fechado com uma grande pedra, tenha ressuscitado (num domingo) e se apresentado para alguns dos seus seguidores. Os guardas romanos não viram o espetáculo, mas a Bíblia registra ser verdade, tanto é que depois continuou a aparecer a mais e mais pessoas, como o registram os evangelistas Mateus, Marcos, Lucas e João, cada um à sua maneira, em sua época e em seu local de vivência. É uma questão de fé! Fé é a certeza de coisas que se não vêem.

Eis o motivo para se respeitar quem não segue o Cristianismo. Eles também têm seu livro sagrado; também têm sua fé; também têm o direito de seguir os ensinamentos que seus antepassados lhes repassaram desde outras épocas.

Quando a razão conflita com a fé, ficam evidentes os paradoxos. Afinal, quando Cristo saiu do túmulo ele saiu com o corpo sendo matéria, ou espírito? Se saiu como carne e osso, como atravessou a parede para se encontrar com os discípulos? Que se respeite a fé de quem segue seus ensinamentos e que se respeite a fé de quem também não crê!

Para os cristãos, o Cristo, na forma humana, sofreu, morreu pelos que deveriam ser seus seguidores, e ressuscitou para dar vida eterna a quem acredita ser isso verdade.

FELIZ PÁSCOA!

Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis. Acrescentamos, para melhor espelhar como tratamos a mulher

O coração do seu marido está nela confiado; assim ele não necessitará de despojo.

Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida.

Busca lã e linho, e trabalha de boa vontade com suas mãos.

Como o navio mercante, ela traz de longe o seu pão.

Levanta-se, mesmo à noite, para dar de comer aos da casa, e distribuir a tarefa das servas.
Provérbios 31:10-15
Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.
Provérbios

       DO COELHO AO LEÃO                                                 FOZ GANHOU PRÊMIO                                               

DECLARE CERTO! Essa é a campanha do SESCAP-PR, que a BORKENHAGEN endossa e propaga.

Não tente enganar o “Leão do Imposto de Renda?

Procure uma organização contábil, para não ser motivo para ir para a “malha fiscal?

Faça seu planejamento tributário, pague o que for correto e seja mais um cidadão, uma cidadã, que vive tranquilo/a!!!

Teimoso, não! Teimoso é quem teima como o alemão!

Desde 2004 a Borkenhagen Contabilidade se submete ano a ano ao questionário do Prêmio MPE.

O “MPE Brasil - Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas? se constitui no reconhecimento estadual e nacional às micro e pequenas empresas que promovem o aumento da qualidade, da produtividade e da competitividade, pela disseminação de conceitos e práticas de gestão.

As páginas na Internet divulgam que a BORKENHAGEN tornou-se Vencedora na categoria Serviços pelos modelos de governança pautados pela capacitação e desenvolvimento continuados. Isso quer dizer que ninguém, do ramo contábil, no Brasil, até hoje, investe tanto no capital intelectual quanto a BORKENHAGEN, dentre as Micro e Pequenas Empresas !!!

Bom para os clientes. Bom para você!

CLIENTES QUE NESTA EDIÇÃO DESTACAMOS

Quem cuida dos seus dentes?

Quem cuida da sua boca?
Tratamento moderno, equipamentos de última geração, profissionais que não há em outro lugar. Faça orçamento na CALEGARI!
Fone: 3025-2021

Só quem de fato acredita no potencial de Foz para criar um Parque de Aves do tamanho do FOZTROPICANA.
Conheça o Viveiro das Araras! Desfrute do convívio com aves, répteis e a Natureza!
Fone 3529-8282 - Próximo das Cataratas.

Na região do Grande Porto Meira, o seu veículo tem tratamento VIV. Não é VIP!

É Very Important Vehicle, pois o pessoal dá um trato diferenciado. Abasteça e confira!
 

Av.General Meira esquina Morenitas

Fone - 3573-1777

ATUAR NUM CANIL SUJO

É óbvio que um canil terá cocô de cachorro. Um vigilante além de cuidar da portaria e da guarita e de fazer a ronda e vigilância do prédio e área externa, tratava dos cães que ficavam no pátio, lavando e limpando o canil. Reclamou adicional de insalubridade.

A Justiça não reconheceu o direito pois não tinha contato com animais doentes ou mortos.

Para sua segurança, consulte sempre um Contador!

Nosso fone é: 45-3028-6464 - o fone da Contabilidade.

DOAR NÃO DÓI !!!

Principalmente para quem doa para o FUNCRIANÇA, não dói, pois nenhum centavo é perdido.

Quem está em condições de doar? Toda pessoa física que entregue a Declaração ao Imposto de Renda pelo Modelo Completo, tem benefício.

Converse com seu Contador para que emita a guia para recolher 3% do imposto devido (não do imposto a pagar) e recolha o saldo em DARF, para a Receita Federal. Assim sua contribuição fica na cidade e o restante vai para Brasília.

É fácil. É gratificante e mostra seu amor pelo trabalho com crianças e adolescentes..

Nós desafiamos os vereadores a darem o exemplo, e divulgarem sua contribuição.

A BORKENHAGEN, através da campanha ?font color="#808000">CRIANÇA HOJE, HOMEM AMANHÃ. APOIE O FUNCRIANÇA!? lembra que até 30 de abril é possível contribuir.

Se você declarar pelo Modelo Simplificado, também pode contribuir, mas não terá o desconto direto no Imposto de Renda. Faça isso e a cidade inteira lhe será grata! Quanto o seu coração vai permitir dar como contribuição?

DICAS E TOQUES

FGTS PAGA PENSÃO ALIMENTÍCIA

Um empregado com saldo na conta do FGTS, envolvido em processo de investigação de paternidade, recebeu do STJ a liberação do saque para pagamento da pensão alimentícia.
Apesar de o FGTS ter sido liberado para: despedida sem justa causa; extinção da empresa; aposentadoria; falecimento do trabalhador; pagamento de prestações de financiamento habitacional; quando o trabalhador permanecer três anos ininterruptos fora do regime do FGTS; entre outras situações. Dentro dessas outras situações o STJ entendeu estar a pensão alimentícia, em decorrência dos princípios constitucionais da proporcionalidade e da dignidade da pessoa humana. Fonte CNJ

ALZHEIMER X HOME CARE

Pessoa que sofra do Mal de Alzheimer, em fase grave, necessitando de acompanhamento de home care dia e noite, por se apresentar completamente dependente para manutenção das atividades básicas da vida diária, e que tenha plano de saúde, deve receber o serviço de home care 24 horas/dia, segundo decidiu o TJ-DFT.

No caso, há o risco de lesão grave e de difícil reparação, por ser portador de transtorno neurodegenerativo, com risco à própria sobrevivência. Fique atento!

                                            PROJETO CALÇADAS                                                            CONSELHO  AMIGO

Sempre que a imprensa noticia a existência de “mato?(vegetação mais alta que a grama) em terrenos baldios, ou na área de calçadas, o cidadão é levado a pensar na responsabilidade do poder público. Há inverdades em algumas reportagens.

O poder público não tem a obrigação de manter limpos os terrenos, nem de preservar as calçadas em frente aos terrenos, mas é de sua responsabilidade fiscalizar os imóveis.

Aí é que reside o problema. A inércia deixa os proprietários acomodados. Falta autoridade, falta fiscalização, falta punição, mas só pode punir quem, primeiro, cumpre a sua parte. Já próximos do Centenário e há quem ainda não acordou para a campanha ?font color="#008000">FOZ 2014 - SEM VANDALISMO!?

Denuncie a sujeira, mas tenha seu quintal limpo!

Não dá motivo para a POLÍCIA te levar ao CÁRCERE!
Poderás não gostar de lá!
Quem teme a autoridade não precisa ter medo dela!

PAGA AVISO PRÉVIO?

Depende da situação e de quem for a iniciativa. Se o empregador dá aviso com 30 dias de prazo, o empregado trabalha o período e tem a antecipação do fim do expediente conforme a lei; se o empregador dá o aviso imediato, paga 1 mês a título de indenização; se a data do fim do aviso coincidir com o mês que antecede o mês do aumento pela convenção coletiva, paga mais 1 salário nominal (exemplo: Se o mês da convenção for Maio, e o aviso vence, tanto faz se trabalhado ou projetado, até 30 de abril, o empregador deve pagar 1 salário a mais); se o empregado se demite com aviso de 30 dias, ele trabalha o período do aviso, normalmente; se o empregado se demite imediato, é de direito do empregador descontar 1 salário a título de ressarcimento de perdas.

Decisão recente do TRT 3a.Região, negou ao ex-empregado reclamante o direito a qualquer indenização, pois artigo 487, parágrafo 2º da CLT assim o prevê.

Não adianta espernear!

A NOTA PROMISSÓRIA

Título antigo é a Nota Promissória, que sabemos não carecer da informação da origem da dívida.

Sabe-se que para ter validade, conforme a Lei Uniforme de Genebra ela deve conter informações essenciais como: Data de vencimento, valor da dívida, nome do credor, local de pagamento, local de emissão, data de emissão e identificação do devedor.

Um devedor alegou que uma NP, em processo de execução, não serviria de base à cobrança devido à ausência de requisitos essenciais, como o local de emissão e pagamento. Pelo Novo Código Civil Brasileiro, de 2002, em seu artigo 889 considera-se como lugar de emissão e de pagamento, quando não indicados no título, o domicílio do emitente.
Pela Lei de Genebra permanece tendo o efeito de nota promissória a cártula em que não se indique a época e o lugar de pagamento. A nota que não indique a época do pagamento será pagável à vista. Aquela em que falte a indicação do lugar onde foi passada, será pagável no lugar da emissão, que, no caso, presume-se ser o lugar do domicílio do subscritor do título. Cabe ao devedor cuidar dos detalhes no ato da assinatura!

FUNCRIANÇA QUER 400 MIL

LEITURA SEMANAL ACESSÍVEL

Projetos não faltam, mas ainda não alcançamos o poder de convencimento a muitos contribuintes. Alguns relutam ajudar sua cidade; outros desconversam; ainda outros precisam aguardar a elaboração da Declaração. Os profissionais contábeis estão empenhados mais do que nunca!

Se você é a “pessoa certa? não se negue!

COLUNA MENSAGEIRO

Todas as sextas-feiras, no jornal A Gazeta do Iguaçu.

Se não tens como comprar o jornal ou acessar sua página, acessa pelo quadro à direita.

Leia! Avalie!

Critique! Elogie!

Se você ainda não leu a coluna Mensageiro, nós reprisamos:

 

28/03 - Não condene Judas!

21/03 - "ENCINO" - É um erro grave!

14/03 - Mulher badalada, Mulher ignorada

07/03 - Morreu. Acabou tudo?

28/02 - Serviu? Nem pra bucha de canhão!

21/02 - Ser rotariano? Eu? Por que?

14/02 - Tu usas máscara?

07/02 - Esperança x Realidade

Pela Internet: www.gazeta.inf.br, ou

Coluna Mensageiro.

EXPEDIENTE

Boletim informativo institucional, mensal, da BORKENHAGEN Soluções Contábeis Ltda.

Registro sob Nº 001 e 002 em 23/05/97, no Livro B-1 do RCPJ.

Composição e Redação: Edvino Borkenhagen

Revisão, Diagramação e Publicação: Adolf Samuel Borkenhagen

Até a Edição 193, na certeza de termos você nos acompanhando e aprovando!

Todas as religiões têm seus simbolismos!

Tolere os simbolismos dos outros, que também tolerarão os seus!

Avenida Doutor Damião, 80 - CEP 85864-400 - Jardim América - Foz do Iguaçu, PR | Fone/Fax: 45 3028 6464

Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda.

Copyright © Desde 1997 - Direitos reservados