INÍCIO     |     NOSSA EMPRESA     |     ORIENTAÇÕES    |     MENSAGEIRO     |      ARTIGOS      |     ENTRETENIMENTO    |      BORKINFO     |     FAMÍLIA BORKENHAGEN
Início | BORKINFO | Junho de 2013

Edição dedicada à

JOVEM FOZ DO IGUAÇU,

DE 99 ANOS!

Foz do Iguaçu-PR, Junho de 2013

Ano XVII, N° 185 - Circulação dirigida Tiragem 3588 destinatários

Boletim Institucional da Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda. - Certificada ISO 9001:2008

O BRASIL CRESCE!

A maturidade do brasileiro parece tornar-se mais precoce. Quando os alunos nos colégios não querem postar-se adequadamente para cantar o Hino Nacional, professores e pais se perguntam: ?font color="#006600">Por que tiraram ‘Educação Moral e Cívica?das escolas??br> Jovens que postam asneiras na Internet, que se fazem passar por outra pessoa, que surrupiam informações de sites, de pessoas, dinheiro de contas bancárias, por roubo de senhas, são considerados ‘espertos?e maduros, por determinadas ‘otoridades?e, enquanto isso, principalmente jovens saíram às ruas clamando por mudança(s).
O que foi o ponto de partida para todas essas passeatas, esses protestos?
Talvez a frase que circula na Internet, como de autoria do Ministro do STF, Joaquim Barbosa: ?font color="#0000FF">Somos o único caso de democracia que condenados por corrupção legislam contra os juízes que os condenaram!?
Muitos pronunciamentos foram emitidos por líderes não vinculados a siglas partidárias, o que nos pode fazer refletir melhor.
Os protestos eclodiram de iniciativa(s) popular(es) sem liderança, sem um foco específico, bem generalizada(s), mas com a intenção de mostrar descontentamento.
O cantar do Hino Nacional, no calor dos protestos, pode nem sempre representar o amor pátrio, mas queremos acreditar que tem sido sincero. O Brasil cresce, com a manifestação do povo. Quem foi infeliz nas urnas, agora sabe o quanto vale seu voto. Pense melhor, na próxima!

Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis. Acrescentamos, para melhor espelhar como tratamos a mulher

O coração do seu marido está nela confiado; assim ele não necessitará de despojo.

Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida.

Busca lã e linho, e trabalha de boa vontade com suas mãos.

Como o navio mercante, ela traz de longe o seu pão.

Levanta-se, mesmo à noite, para dar de comer aos da casa, e distribuir a tarefa das servas.
Provérbios 31:10-15
Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.
Provérbios

    QUEM ÉS TU?                                                         O RECADO DO POVO!

Numa de suas reflexões, sob o título Peculiaridades, João Livi questiona o fato de, quando a alguém é perguntado “quem és tu?? a resposta mais natural e imediata é a pessoa responder dizendo o seu nome de batismo, o nome que consta em sua certidão de nascimento, ou o apelido pelo qual é conhecido, mas observa que cada pessoa é única, cada pessoa tem suas peculiaridades, algo que é característico só dela.

É! Nome todos têm, apelidos, alguns, mas atributos que nos identificam, ah, esses são próprios de cada um.

Podemos não lembrar do nome de alguém de quem queremos dizer algo, mas se descrevermos alguns atributos, algumas qualidades, nosso interlocutor poderá saber de quem estamos falando.

Então, seja na escola, no clube, na igreja, ou no trabalho, seja conhecido(a) por atributos positivos! Volta à tona a frase do Ministro Souza Aguiar: ?font color="#0000FF">Alguns por onde passam deixam marcas, outros, rastros!?/font>

Corre a piada entre os médicos, de que consultas de políticos passaram a ser frequentes, com a eclosão da onda de protestos. O que temem os políticos, ou alguns políticos? Qual é a doença que os atacou, em virtude da manifestação do povo? Pois é! Está para ser entendido, pela população, o problema que alguns eleitos apresentam.
Conta-se por aí que eles aparecem, no consultório, com um buraco na mão. Os médicos deduziram que tais políticos estão com o ?font color="#800000">federico
? na mão.
Pode lhe parecer inadequado esse comentário, mas a verdade é que você mesmo quer mudança. Qual? Não sabemos. Mas que você percebe que tem autoridade ?font color="#800000">com a pulga atrás da orelha? isso é difícil de negar.
Aos eleitos desejamos que se sirvam de moral e ética em seus atos e que honrem suas palavras e o mandato que lhes foi outorgado, por procuração!

PRESO SEM ROUBAR

Se mais magistrados seguirem decisão recente da juíza da 19ª Vara Criminal Central, de São Paulo, poderá a criminalidade diminuir em breve.

Uma família voltava da igreja quando foi abordada por três indivíduos. Eles forçaram todos a entrar em casa. Como era pequena e pouco espaço havia no sofá, onde todos deveriam sentar, foi dada ordem para que o pai deitasse no chão. A demora dele irritou um dos bandidos o qual atirou contra ele. Conseguindo esquivar-se do tiro, avançou em direção ao atirador, desarmando-o, enquanto os 2 comparsas fugiam.

A juíza afirmou que não restou dúvida de que a vítima entrou em luta corporal com o réu depois de ele efetuar o disparo, o que bem caracteriza o crime de latrocínio tentado.

Assim o ladrão acabou não roubando, e foi condenado à reclusão por 13 anos e 4 meses, e 6 dias-multa.

Diz-se que ?font color="#800000">O tiro saiu pela culatra!?/font>

CLIENTES QUE NESTA EDIÇÃO DESTACAMOS

Aconchego neste inverno é jogar seu corpo num puff da Pufolandia.

 

Para leitura de um jornal, para tricotar, ou assistir TV, não há lugar melhor! Conheça a variedade, à Rua Mal.Floriano, 1120 - Sala 04 - Centro. Fone 3523-3793

Doença tem hora? Imprevisto tem hora? Farmácia tem hora?

Na Brasil, 65 A Farmácia Preço Justo tem atendimento 24 horas por dia, porque você pode precisar.
Por precaução anote: 3028-1332.

O frio do inverno requer o sabor quente do mais tradicional foundae de Foz do Iguaçu: carne com 8 tipos de molho, queijos ou chocolate com frutas. É irresistível !!!

Faça sua reserva:

Fone 45 3529-8200

Hotel Panorama

CRIANÇAS SE DANEM!

Parece que é esse o pensamento de contribuintes do Imposto de Renda que não fizeram a opção pelo FIA, pelo FUNCRIANÇA, deixando, na cidade, 6% do imposto devido.

A arrecadação frustrou as expectativas das entidades que poderiam ser beneficiadas.

Do que adiantou lembrar o ano inteiro?

Do que adiantou diversas entidades se mobilizarem?

Pode não ser bem assim.

Ocorre que só podem fazer a opção os contribuintes que entregarem a Declaração pelo Modelo Completo.

Aqueles que foram beneficiados pela opção pelo Desconto Simplificado, não tiveram chance.

Será que a Receita Federal pode mudar?

A BORKENHAGEN, desde 06/2009 - mantém a campanha permanente em favor do FUNCRIANÇA, denominada ?font color="#0000FF">CRIANÇA HOJE, HOMEM AMANHÃ. APOIE O FUNCRIANÇA!?

Na dúvida venha conversar conosco!

VIÚVA DE SUICIDA

Enquanto um homem e uma mulher estão casados, eles tendem a formar uma família. Quando um dos dois falece, o remanescente é tratado como viúvo ou viúva. Nos tempos bíblicos a viuvez era um problema social, pois cabia apenas ao homem ser o provedor da família. Falecendo ele, podia levar os parentes ao estado de pobreza.

Atualmente a mulher tem mais atividades fora do lar do que antigamente, minimizando a situação em caso do falecimento do marido.

A morte de um dos cônjuges, natural, acidental ou por suicídio, pode ocorrer quando menos estiver sendo aguardada pelo cônjuge remanescente. Se o casal cuidou em se preservar para o futuro, pode ter contratado um seguro de vida, para não deixar o viúvo, a viúva, desprotegido/a.

Recente decisão do Supremo Tribunal Federal - STF, determina que a seguradora deve indenizar pela morte, mesmo por suicídio, exceto o premeditado no período de carência.

Isso não é um incentivo. Não, não!

NÚMEROS SÃO NÚMEROS!

Pelo título alguém pode pensar que um assunto, ou um documento, não tem lá grande valor, porque só traz números.

É exatamente o contrário!

No Brasil estamos vivendo o Ano da Contabilidade.

As organizações contábeis se empenharão em chamar a atenção de seus clientes, para a importância da Contabilidade, a importância das informações retratadas pelos relatórios contábeis. As entidades de classe também estão chamando a atenção para esse aspecto.

Você só faz bons negócios se tem informações seguras.

Os relatórios contábeis precisam ser bem entendidos.

Visite o profissional que faz a sua contabilidade se ela for feita fora do seu estabelecimento. Tire esse tempo!

Para sua segurança, consulte sempre um Contador! Na dúvida ligue 3028-6464 - o fone da Contabilidade.

SEM LUGAR PARA VADIOS

Se as pessoas do bem não ocuparem determinados espaços, os do mal os ocuparão!

Assim, se você cuida da frente de sua casa, o vizinho pode perceber que deve cuidar também.

Ele pode manter seu cachorro em casa para não fazer necessidades, solto, na rua, ou no jardim que você cuida.

Preservar a boa vizinhança depende de pequenas atitudes.

Se não puder plantar flores, plante grama, fácil de manter cortada. Não tem máquina? O vizinho tem!

Desde o lançamento em Junho/2009, a BORKENHAGEN defende:

FOZ 2014 - SEM VANDALISMO!

O projeto FOZ FLORIR ajuda moradores a mostrar mais amor por seu lugar!

DICAS E TOQUES

ZELADOR EM BANHEIRO FEMININO

No Sergipe um zelador que fazia a limpeza da ala feminina, foi demitido. Correu o boato que ele era devagar no trabalho e se aproveitava para espionar as empregadas. A demissão repercutiu entre os demais empregados. Na Justiça foi considerado que não havia uma zeladora disponível para essa finalidade. O demitido disse que chorou pelo fato de ser considerado “mole? e a Justiça imputou indenização de R$ 10 mil.

Não raro vemos em estabelecimentos de grande movimentação de pessoas, mulheres limpando banheiros masculinos. Seria degradante para elas?

Seria algo natural porque em casa também são elas que limpam a casa, e isso inclui o banheiro? Não seria o caso de valer a máxima: “Não importa o que você faz, mas como você faz!?

 

DOMÉSTICA FURTOU JÓIAS

Furtar jóias não é novidade, mas furtar e levar os objetos para venda a joalherias, onde são fundidas e transformadas em outras jóias, não tem volta!

A ladra foi presa, mas a patroa não recuperará os R$ 30 mil.

Cabe a quem tem objetos de valor também investir um pouco mais em segurança da casa e de seus pertences.

A pena de reclusão de 1 ano e 2 meses foi convertida em serviços comunitários por igual período. Serviço valioso, esse!

FALTOU CAIXA?

Um alerta aos administradores de sociedades familiares.

Como não há sócios estranhos, então a gerência pode ser conduzida com menos rigor. Não há controle na emissão de notas fiscais; o faturamento é baixo; o Caixa não suporta os pagamentos; a contabilidade reclama; o cliente diz que pagou com dinheiro próprio, só para não dizer que não tem o controle adequado, ou para não reconhecer que esteja sonegando.

A contabilidade poderá não espelhar a realidade; o cliente poderá ter dor de cabeça com uma ‘visita fiscal? pois quem chama o Fisco, um dia será ‘atendido?

Converse com quem faz a sua contabilidade; ouça seus alertas; exercite o planejamento do seu negócio.

Quando pagar algo com seu próprio dinheiro, tenha evidências, tal como uma cópia do cheque emitido; celebre um contrato de mútuo, se as entregas forem em datas variadas, reconhecendo as assinaturas, para ter fé pública, etc.

Se o Fisco ‘atender o seu convite?ele não pretenderá voltar de mãos vazias.

Se for o seu caso de ter valores creditados no Balanço (Empréstimo de Sócios), assuma que emitiu notas a menos; pague os impostos gerados; resgate o valor apontado como crédito; ou, de preferência, converta o crédito, em cotas de capital, se de fato houve aporte.

Quem faz a Contabilidade registra fatos passados.

Quando lhe solicitar para reforçar o faturamento, a luz amarela ou vermelha já está acesa!

A Contabilidade está à sua disposição!

NÃO DEIXE PENHORAR!

Quando um ente jurídico chega a uma situação de inadimplência, seja ela trabalhista, ou comercial, busque uma solução, encontre alguém que lhe possa socorrer, mas com garantias viáveis.

Se a Justiça solicitar para oferecer bens à penhora, você sabe que dificilmente eles serão vendidos a preço de mercado, o que então caracterizará perda, prejuízo.

Se a situação já está difícil, não conseguindo pagar o reclamante, pior ficará se bens forem penhorados. Em último caso, se não encontrar alguém que lhe possa socorrer, não deixe rolar o processo, mas ofereça bens a valor adequado.

Se você não fizer isso a Justiça os buscará, e o valor atribuído poderá ser menor que o valor que você espera. Depois não adianta reclamar por excesso de penhora, pois a Justiça lhe responderá que o que importa é atender, o quanto antes, o reclamante, o credor.

Em caso julgado, recente, o juiz disse que o excesso de valor apurado na avaliação dos bens, após a quitação da dívida, seria imediatamente revertido à devedora que, assim, não sofreria prejuízo. Disse também, o juiz, que se a ré tivesse interesse, ela poderia ter substituído os bens penhorados por depósito em dinheiro.

Vai deixar penhorar?

SÃO JOÃO É FERIADO?

LEITURA SEMANAL ACESSÍVEL

Se um processo corre na Justiça, não conte o dia de São João como feriado, ainda que haja Ponto Facultativo e as repartições não funcionem. É uma pena, mas uma empregadora perdeu ação no STF porque acabou entregando provas 1 dia após o prazo, justo por esse motivo. Cuidado com as entrelinhas dos contratos; das leis também!!!

COLUNA MENSAGEIRO

Todas as sextas-feiras, no jornal A Gazeta do Iguaçu.

Se não tens como comprar o jornal ou acessar sua página, acessa pelo quadro à direita.

Leia! Avalie!

Critique! Elogie!

Se você ainda não leu a coluna Mensageiro, nós reprisamos:

 

28/06 - Xá pecô? Xaxim!

21/06 - Agarras a chance?

14/06 - Quanto vales para quem te paga?

07/06 - Quem ama, cuida!

 

Pela Internet: www.gazeta.inf.br, ou

Coluna Mensageiro.

EXPEDIENTE

Boletim informativo institucional, mensal, da BORKENHAGEN Soluções Contábeis Ltda.

Registro sob Nº 001 e 002 em 23/05/97, no Livro B-1 do RCPJ.

Composição e Redação: Edvino Borkenhagen

Revisão, Diagramação e Publicação: Patricie Rebeca Borkenhagen

Até a Edição 186, na certeza de termos você nos acompanhando e aprovando!

AOS 99 ANOS, FOZ ESPERA A RENIVAÇÃO !!!

Durante a campanha política, propostas convenceram. Agora, é vê-las na prática!

Avenida Doutor Damião, 80 - CEP 85864-400 - Jardim América - Foz do Iguaçu, PR | Fone/Fax: 45 3028 6464

Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda.

Copyright © Desde 1997 - Direitos reservados