INÍCIO     |     NOSSA EMPRESA     |     ORIENTAÇÕES    |     MENSAGEIRO     |      ARTIGOS      |     ENTRETENIMENTO    |      BORKINFO     |     FAMÍLIA BORKENHAGEN
Início | BORKINFO | Maio de 2013

Edição dedicada às

MULHERES GESTANTES,

ÀS MÃES!

Foz do Iguaçu-PR, Maio de 2013

Ano XVII, N° 184 - Circulação dirigida Tiragem 3505 destinatários

Boletim Institucional da Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda. - Certificada ISO 9001:2008

NOIVA, MULHER OU MÃE?

Pode soar como uma pergunta um tanto comercial, ou pode, o título, apontar para o estágio em que se encontra uma pessoa do sexo feminino.

Se é noiva, é porque está comprometida com um rapaz, o qual a convidou para ser sua esposa. É um estágio na vida dessa moça.

Se é mulher, é porque já casou, tendo um marido com tem a liberdade de unir o corpo, tal como biblicamente está disposto que “deixarão pai e mãe e se unirão, formando os dois um só corpo”.

Aqui cabe um parênteses: Há jovens que podem não levar muito a sério a preciosidade do seu corpo, entregando ao sexo antes do matrimônio. Liberdade? Claro! Cada qual responde por seus atos perante Deus. Então há casos em que a moça, a noiva se torne mulher antes do casamento.

Se é mãe, então quer dizer que a moça já passou pelo estágio de noiva, já se tornou mulher e, como consequência, passou pela estágio de gestante.

O mês de Maio é tido como o mês das noivas, possivelmente porque nos países acima da linha do Equador, é um período de muitas flores - a primavera. Deriva daí, talvez, a definição do dia das Mães para o 2º domingo de maio. A feminilidade fica em alta. Como a colonização do hemisfério sul é mais recente, muitos hábitos e costumes foram herdados, principalmente, da Europa, também de onde vieram muitos imigrantes.

Datas, hábitos, costumes, valores, muitas vezes são estabelecidos pelos governos, por certo expressando a expectativa do povo representado.

Então cabe-nos apresentar o tema como séria reflexão.

Mais adiante você pode ler sobre direitos da gestante na relação laboral. Abordamos o assunto com muita cautela, muito respeito pela mulher, mas com muita preocupação para com elas e para com quem as tenha empregado. Gestação não é doença, e por isso deve ser respeitada, mas não pode ser tratada com leviandade.

-------------

Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis. Acrescentamos, para melhor espelhar como tratamos a mulher

O coração do seu marido está nela confiado; assim ele não necessitará de despojo.

Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida.

Busca lã e linho, e trabalha de boa vontade com suas mãos.

Como o navio mercante, ela traz de longe o seu pão.

Levanta-se, mesmo à noite, para dar de comer aos da casa, e distribuir a tarefa das servas.
Provérbios 31:10-15
Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.
Provérbios 31:10

 

Anexamos, para melhor espelhar como respeitamos a mulher, trechos do livro dos Provérbios, no capítulo 31:

Versículos 10 a 15: "Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis. O coração do seu marido está nela confiado; assim ele não necessitará de despojo. Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida. Busca lã e linho, e trabalha de boa vontade com suas mãos. Como o navio mercante, ela traz de longe o seu pão. Levanta-se, mesmo à noite, para dar de comer aos da casa, e distribuir a tarefa das servas.

Versículos 20 a 23: Abre a sua mão ao pobre, e estende as suas mãos ao necessitado. Não teme a neve na sua casa, porque toda a sua família está vestida de escarlata. Faz para si cobertas de tapeçaria; seu vestido é de seda e de púrpura. Seu marido é conhecido nas portas, e assenta-se entre os anciãos da terra.

Versículos 26 a 30: Abre a sua boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua. Está atenta ao andamento da casa, e não come o pão da preguiça. Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva. Muitas filhas têm procedido virtuosamente, mas tu és, de todas, a mais excelente! Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa sim será louvada."

         NOSSA DEBUTANTE                                                FRONTEIRA VIGIADA

No ano em que a BORKENHAGEN completa 30 anos de atividade, seu canal de informação através do jornal A Gazeta do Iguaçu, a Coluna Mensageiro, completa 15 anos. Está debutando.
As manifestações de carinho, de respeito, de acompanhamento da Coluna, semanalmente, são a energia para que tenhamos assuntos que venham ao encontro da expectativa dos leitores e das leitoras. Leia, divulgue e comente!
1 - No jornal impresso - nas bancas ou por assinatura;
2 - No sítio do jornal na Internet: www.gazeta.inf.br - Colunistas; e
3 - No sítio da Borkenhagen, na Internet: www.borkenhagen.net - Mensageiro.

O Brasil inteiro pode estar comentando os resultados divulgados pela Operação Ágata 7. O que os poderes constituídos não abordam é a dependência de muitos cidadãos da revenda de produtos adquiridos como se fossem para uso próprio. O povo distorceu o sentido da cota. São pessoas físicas afrontando pessoas jurídicas que geram impostos, para manter a previdência, para manter hospitais, para manter escolas, também para quem vive do ilícito. A cultura é que deve ser ajustada! O povo não é mau, exceto quem introduz drogas e armamentos no território nacional. Rever conceitos pode trazer paz e renda. Veja o que é a Operação.

FESTAS JUNINAS?

Festas são comemorações, são celebrações, e assim as festas juninas acontecem em vários países historicamente relacionadas com a festa pagã do solstício de verão na Europa ou do inverno no Brasil, que era celebrada no dia 24 de junho. A igreja cristã dentre seus simbolismos, preservou muita coisa do paganismo, para não se apresentar tão contrária, para conquistar adeptos, mas viu-se em dificuldade quando quis retirar certos hábitos, assim incorporando-os com nova roupagem.

Dia 24 de junho ficou reservado a João Batista, o precursor, aquele que a Bíblia registra como o anunciador de que viria: Jesus Cristo, o salvador dos pecadores.

24 de dezembro, véspera do dia 25, que é o 3º dia após os solstício de inverno no hemisfério norte, e de verão no, do sul, seria como Cristo ressuscitar no 3º dia. Também uma herança, uma adaptação, para fixar uma data para o Natal.

Então as festas juninas não têm lá muito de sentimento cristão. Isso faz pensar!

Que nenhum religioso se sinta afrontado em sua crença, ou no que ensina a seus adeptos, mas muitos simbolismos, não contribuem para a salvação da pessoa; são mantidos para dar sentido ao que é ensinado nas igrejas, nos templos.

CLIENTES QUE NESTA EDIÇÃO DESTACAMOS

Uma nova Uniamérica está chegando.

O melhor de seu futuro começa aqui.

 

Quer ver respeitado seu certificado?

Opte Uniamérica - para todos, o melhor!
Visite www.uniamerica.br

Casa nova, apartamento novo, ou quer renovar os móveis, fazer um

up-grade?
Solicite a visita de alguém da Refatti Móveis para lhe projetar os móveis que necessitar! Veja o mapa.
Fone: 45 3522-4170

Comprar imóvel, alugar, construir, ou entregar para administrar?
Encontrou o lugar certo, lendo este boletim.


Acesse: http://www.cemelimoveis.com.br

FEBRE POR MENORES

Pois é! Passou o 30 de Abril e já não se ouve falar em FUNCRIANÇA, FIA ou Conselho da Criança e do Adolescente.

A febre de algumas entidades em chamar contribuintes, poderá voltar só em Novembro.

A BORKENHAGEN, desde 06/2009 - mantém a campanha permanente em favor do FUNCRIANÇA, denominada “CRIANÇA HOJE, HOMEM AMANHÃ. APOIE O FUNCRIANÇA!”.

Quem tem imposto a pagar, e sabe que lhe é favorável declarar pelo Modelo Completo, por ter altos valores de gastos com educação e com saúde, pode optar em já deixar 6% do imposto no município e pagar os 94% em DARF para a Receita Federal.

Quem não contribuir com 6% durante o ano, só poderá, no ano seguinte, deixar 3%, até 30 de Abril.

Muitas iniciativas aconteceram durante o ano de 2012.

A arrecadação de outros municípios superou a de Foz do Iguaçu.

Seriam os profissionais de Contabilidade, lá mais atuantes que aqui?

Se a sua renda sofre retenção de imposto de renda, você pode deixar algo na cidade, sem custo.

Na dúvida venha conversar conosco!

VENDA DE PAI PARA FILHO

Dos bens que alguém possui, 50% podem ser negociados em vida sem que um pai necessite pedir autorização aos filhos.

Houve um caso em Minas Gerais em que um cidadão vendeu parte de sua terra a um dos filhos, tendo antes oferecido a venda a outras pessoas. Um irmão do comprador reclamou na Justiça, alegando que o pai teria sido prejudicado, conseguindo em 1ª instância a anulação da venda, mas quando o pai recorreu da decisão foi reformulada a sentença entendendo que se a venda foi a preço de mercado, não houve prejuízo por parte do filho comprador ao seu pai, como também não houve prejuízo aos demais herdeiros, pois o pai pode dispor da metade para dela fazer o que bem lhe aprouver.

A situação pode ter sido a seguinte: os filhos teriam, cada qual, a sua atividade, um mais próspero, ou mais zeloso com suas finanças, o que lhe propiciou poder comprar a terra que estava à venda.

O que não teve recursos, ou não soube poupar, preferiu alegar prejuízo. Pode ser isso.

Cuide das suas finanças!

ANO DA CONTABILIDADE

Na Assembleia Legislativa do Paraná, em 24/05/2013, a presidente Lucélia Lecheta, do CRC-PR, proferiu pronunciamento, do qual destacamos, trechos, porque nos afinamos com seu discurso:

“Nós, profissionais contábeis – 31 mil no Paraná e quase meio milhão no Brasil - vivenciamos momentos de uma verdadeira revolução em nossa profissão (...)

A ciência contábil no Brasil se amolda aos parâmetros internacionais e nossas empresas passam a ser “entendidas” em todo o mundo (...)

Se o que queremos é um país integrado ao chamado mundo globalizado, estamos prontos”.

A presidenta Lucélia falou dos 67 anos do Conselho Regional de Contabilidade, do Paraná, e do papel da profissão contábil no contexto do desenvolvimento econômico e social do país.

Cabe a cada profissional da área contábil cumprir o seu papel, que é atuar exemplarmente para que toda a classe seja respeitada, e que divulgue o empenho das entidades em promover "2013 - O Ano da Contabilidade".

AVENIDA FLORIDA

Está correto, o título, sem acento.

Queremos ver nossa avenida florida, desde que os demais moradores da Av.Doutor Damião gostem da ideia, apoiem, se envolvam, cuidem para que ninguém cometa atos de vandalismo, arrancando plantas, ou arrancando flores, pois é possível termos a nossa via bem cuidada, amada, zelada, porque pessoas boas ali vivem.

O projeto FOZ FLORIR tem suas regras para adesão, mas cada um pode à sua maneira ajudar a deixar seu lugar mais bonito. Nós já começamos!

A Avenida Doutor Damião, no Jardim América, em 1991 recebeu o nome de Rua Salvador Guerra e na busca do CEP constava como Jardim Festugato (uma aberração!), mas lá em 1972, no mapa original do bairro constava como Avenida Beira Rio. Como o traçado foi alterado, projetando o curso de parte da Vila Portes, o do Jardim Cristina, o do Jardim América e o do  Jardim Festugato para 1 quadra mais próximo do rio Paraná, a nossa via ao ser renominada homenageia o criador do bairro. Tudo isso é motivo para deixá-la mais bonita. Esperamos que não ocorram novos atos de vandalismo.

Desde o lançamento em Junho/2009, a BORKENHAGEN defende: FOZ 2014 - SEM VANDALISMO!

DICAS E TOQUES

TRABALHADOR NOTURNO PODE TER ADICIONAL AO LABORAR DE DIA

Um O adicional noturno incide sobre as horas noturnas consideradas as trabalhadas das 22h de um dia até às 05h do dia seguinte. Sim isso é o legal.

Agora se o empregado for chamado a ficar até as 07h, então além de 2 horas extras, terá também o direito do adicional noturno sobre estas 2 horas, porque o legislador entende que a regra é compensar o desgaste físico e mental do empregado que, além de trabalhar integralmente no período noturno legal, ainda prorroga a jornada no período diurno.

Informe corretamente o Departamento Pessoal para que não surja um passivo trabalhista, anos mais tarde!

DEMISSÃO SEM JUSTA CAUSA PODE ALIVIAR EMPREGADORES

Se passar no Senado o PLP 200/12, poderão os empregadores não mais pagar Contribuição Social sobre o montante de FGTS, ao demitir empregado sem justa causa.

Essa imposição ocorreu em 2001, quando o governo precisou dos empregadores para socorrer as finanças do FGTS.

Essa contribuição não vai para os empregados e, se extinta, permitirá mais fôlego aos empregadores, notadamente à indústria e, em breve, a novos empregados.

MULHER X ESTABILIDADE

O termo estabilidade está em voga. Já registramos em outra ocasião que “para o legislador é fácil criar, ou alterar, leis, pois geralmente ele não é o sujeito passivo!”. Trocado em miúdos: Não é a ele que a(s) lei(s) se aplica(m).

Em 17/09/2012 publicamos que a mulher que celebre contrato de experiência e durante o decurso deste contrato engravidar, tem garantida a estabilidade pela gestação. Muito prático e louvável a decisão do TST, pois as partes sabem do estado gravídico.

Ocorre que, se o contrato for rescindido, as verbas pagas e a mulher ingressar com ação contra o empregador, alegando que engravidou antes do término do contrato de experiência, este ficará obrigado a reintegrá-la ou, na impossibilidade, ter de indenizá-la pelo tempo da estabilidade, ou seja: 5 meses após o nascimento.

Como saberia o empregador se não pode solicitar que lhe entregue exame para atestar eventual gravidez, antes da rescisão do contrato?

E, se depois de indenizada, o nascimento ocorrer com mais de 9 meses, o que quer dizer que a concepção ocorreu quando já se havia encerrado o contrato de experiência, como fica? É fácil legislar. Quem indenizou, poderá resgatar o que pagou indevidamente?

Em 27/12/2012 voltamos ao assunto porque uma juíza do TRT-MG decidiu que não importa a modalidade do contrato, se por tempo determinado (como é o de experiência) ou por tempo indeterminado, porque a empregadora tem função social. Fácil, também, não é?!

Agora considere que o empreendimento é de 1 pessoa que tem junto a si 2 auxiliares (mulheres). Ao demitir uma por baixa produção, é claro que irá em busca de outra, pois o empreendimento deve continuar. Uma vez admitida a nova empregada, eis que surge uma notificação dando conta que a demitida engravidou ainda antes de ser demitida. O que faz o empregador? Para sustentar 3 auxiliares ele nem tem espaço físico, nem tem ocupação para elas e nem também renda suficiente. Como não pode reintegrá-la deve indenizá-la.

A Justiça não se preocupou com a outra mãe admitida em lugar da demitida. Pode o contrato ser rescindido sem multa da metade dos dias que faltam? Não!

Agora foi incluído o Art.391-A à CLT, garantindo estabilidade à mulher gestante. Sim, de fato ela merece!

É louvável que a vida do nascituro seja objeto da preocupação da Justiça, mas será que o empregador, deve ser punido e não lhe ser dado o direito a saber, antes da rescisão de que a demissionária está, ou não, grávida?

Agora considere: Aviso prévio dado no dia 5; os dias férteis da demissionária vão do dia 15 ao dia 20; ela resolve tentar e consegue engravidar, mas só se manifesta 2 meses depois. Há como reintegrá-la? Cuidado ao demitir mulher!

Assessore-se adequadamente!

AOS 99, FOZ É JOVEM

LEITURA SEMANAL ACESSÍVEL

Quando comparamos nossa cidade com outras cidades pujantes, percebemos que ainda temos muitos anos para nos equipararmos.

Se o povo daqui tiver identidade com a cidade, não só pensando em explorá-la (encher os bolsos e não pagar impostos), teremos menos operações policiais e militares.

Feliz Cidade - Foz do Iguaçu!

COLUNA MENSAGEIRO

Todas as sextas-feiras, no jornal A Gazeta do Iguaçu.

Se não tens como comprar o jornal ou acessar sua página, acessa pelo quadro à direita.

Leia! Avalie!

Critique! Elogie!

Se você ainda não leu a coluna Mensageiro, nós reprisamos:

 

31/05 - Para a noiva, sempre namorada!

24/05 - Uma debutante que não se vangloria

17/05 - Sou gari por 1 hora todos os dias

10/05 - Como matei minha mãe

03/05 - Os bandidos precisam ser ‘preservados’!!!

 

Pela Internet: www.gazeta.inf.br, ou

Coluna Mensageiro.

EXPEDIENTE

Boletim informativo institucional, mensal, da BORKENHAGEN Soluções Contábeis Ltda.

Registro sob Nº 001 e 002 em 23/05/97, no Livro B-1 do RCPJ.

Composição e Redação: Edvino Borkenhagen

Revisão, Diagramação e Publicação: Patricie Rebeca Borkenhagen

Até a Edição 185, na certeza de termos você nos acompanhando e aprovando!

RESPEITO À NOIVA, À ESPOSA, À MÃE

Tudo tem o seu tempo para acontecer debaixo dos céus. Não antecipe uma gravidez!

Avenida Doutor Damião, 80 - CEP 85864-400 - Jardim América - Foz do Iguaçu, PR | Fone/Fax: 45 3028 6464

Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda.

Copyright © Desde 1997 - Direitos reservados