INÍCIO     |     NOSSA EMPRESA     |     ORIENTAÇÕES    |     MENSAGEIRO     |      ARTIGOS      |     ENTRETENIMENTO    |      BORKINFO     |     FAMÍLIA BORKENHAGEN
Início | BORKINFO | Janeiro de 2012

Edição dedicada à um

ILUSTRE HOMENAGEADO!

 

Foz do Iguaçu-PR, Janeiro de 2012

Ano XVI, N° 172 - Circulação dirigida Tiragem 3418 destinatários

Boletim Institucional da Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda. - Certificada ISO 9001:2008

VIVO OU MORTO SEJA HONRADO!

As pessoas têm um tempo de vida para fazer o que têm capacidade, desejo e condições de fazer.

“Alguns, por onde passam, deixam marcas, outros deixam rastros!?- Ministro Souza Aguiar, da Itaipu Binacional, em palestra na FACISA, em 1982.

Como será avaliada a tua trajetória, depois que não estiveres mais presente entre os vivos? Terá sido marcada por rastros ou por marcas? Terás feito tantas coisas boas, corretas, que as marcas apagarão eventuais rastros que tenhas deixado? Claro, vai depender da capacidade de quem avalia, não é?!

Pois bem, a Borkenhagen Contabilidade, neste ano de 2012 estará completando 29 anos de atividade. O início se deu na antiga Avenida Beira Rio, no Jardim América, que em 1991 virou Rua Salvador Guerra, por decisão arbitrária do Município, mas que agora, na busca do resgate da honra de um ilustre iguaçuense, com abaixo-assinado firmado por todos os moradores da via, defendido pela Vereadora Nanci Rafain Andreola, teve o nome alterado para Avenida Doutor Damião.

Quem foi o Doutor Damião?

Antonio Ferreira Damião Neto, o 1º advogado de Foz, estaria completando o centenário de nascimento em 02/09/2011, nascido em Espírito Santo do Pinhal - SP; aos 16 anos foi para São Paulo, onde atuou como revisor de textos no jornal O Estado de São Paulo; veio para Foz em 1953, onde abriu a loja São Jorge, para vender modernas radiolas; e em 1972 criou o Jardim América. Por isso e muito mais é homenageado.

BORKENHAGEN - 28 ANOS RESGATANDO A HISTÓRIA DE FOZ

DOAR VIDA, DÓI?

Em 19/12/2011 ao lançarmos entre nossos clientes, e depois em âmbito geral, a campanha em busca de doadores de sangue, não poderíamos imaginar o alcance, não poderíamos estimar quantas pessoas se sentiriam tocadas para doar um pouco de vida a quem quisesse continuar a viver.

Principalmente no fim e início de ano, as festividades, as viagens de férias, os piqueniques, os fins de semana à beira d’água, permitem que alguns cidadãos se descuidem no limite de ingestão de bebidas alcoólicas e acabam num hospital seja por acidente de trânsito ou mesmo por incidentes em família, vítimas de algum mais esquentadinho com neurônios queimados e ‘perdendo a cabeça?fere pessoa de seu mais íntimo relacionamento.

Se você se sente uma pessoa de bem, uma pessoa saudável, desimpedida de doar sangue, vá até o hemocentro de sua cidade e reabasteça o estoque porque você também não sabe se amanhã será a sua vez de depender de alguém.

Doe sangue - doe vida!

BORKENHAGEN - 28 ANOS INCENTIVANDO O BEM AO PRÓXIMO

NESTA EDIÇÃO DESTACAMOS

Quando necessitar negociar títulos de crédito, ou antecipação de fundos, você pode dispor da DINFAC - Fomento Mercantil, que informa o sacado sobre o fato e lhe comunica a forma de cobrança.

Fone: 3027-5009

Com saúde não se brinca!

Isso você já ouviu e sabe muito bem.
No Posto do Jardim América, em clínica geral, consulte o
Dr.Oleg Bezditnyy.

Fone: 8824-2835

BORKENHAGEN - 28 ANOS DE ATENÇÃO AO CLIENTE

PÉROLA DE NUNO COBRA

Exercício físico - O exercício não faz nada mais que levar o sangue para a região trabalhada. O desenvolvimento vai acontecer depois da atividade física. É importante o repouso - sono -, bem como os nutrientes que circulam em seu sangue - alimentação. Sem isso não adianta fazer atividade física, pois é como o pedreiro que faz a argamassa, prepara o cimento e fica esperando os tijolos para erguer a parede, e os tijolos não vêm. Aí não adianta. Não vai ter parede mesmo!

Extraído do livro “A Semente da Vitória?de Nuno Cobra - Senac SP Editora

BORKENHAGEN - 28 ANOS MOSTRANDO O QUE TEMOS DE BOM

LOGÍSTICA REVERSA

Título estranho? Na edição 162, de Fevereiro de 2011 divulgávamos que a partir de 1º de Março de 2011 estaríamos recebendo, de nossos clientes, os relatórios por nós gerados e que já tivessem cumprido sua finalidade. Ao invés de serem jogados no lixo, ou queimados, que tais relatórios fossem retornados. Estruturamos a logística reversa, para que nosso cliente não ficasse com o encargo de dar fim aos papéis já sem serventia.

Em qualquer visita de nosso Contínuo Externo (motoboy) o cliente pode entregar-lhe os relatórios que anteriormente lhe havíamos enviado, para que sejam fragmentados e repassados à COAAFI - Cooperativa dos Agentes Ambientais de Foz do Iguaçu, por quem receberão o tratamento de material reciclável.

Agora tramita na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 2551/11, que prevê que as pessoas físicas que tiverem gastos com a coleta e entrega de produtos geradores de resíduos sólidos, que tenham benefício fiscal de redução no Imposto de Renda a pagar.

Se todo cidadão se tornar mais consciente e responsável para com o meio ambiente, contatará uma entidade de agentes ambientais que, ‘con mucho gusto?fará a coleta gratuitamente, servindo o material coletado como fonte de renda para os cooperados ou membros da entidade coletora. A BORKENHAGEN já pratica a coleta gratuita de resíduos sólidos, desde que implementou a logística reversa, de acordo com a Lei 12.305/10.

Meio ambiente é coisa nossa!

BORKENHAGEN - 28 ANOS INCENTIVANDO MELHORIAS CONTÍNUAS

CONTRATO COM GOVERNO

As empresas interessadas em realizar qualquer contrato com administração pública em todos os níveis terão de apresentar a Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas (CNDT). Com a entrada em vigor da Lei 12.440/11, em 04/01/2012, os empresários têm até 30 dias para quitar débitos ou contestar dívidas na Justiça do Trabalho.

A norma exige das empresas que quiserem participar de licitação ou contratar com a Administração Pública a apresentação da CNDT, comprovando o cumprimento de decisões judiciais na esfera trabalhista. Além de prestigiar as empresas que estão em dia com os direitos trabalhistas, a Lei garante efetividade ao cumprimento de decisões judiciais em favor dos trabalhadores. A emissão da certidão será realizada gratuitamente pela Justiça do Trabalho dos estados.

Tratamos o assunto na Coluna Mensageiro em 04/11/2011, assim como em 06/01/2012. Na Internet busque por: CNDT - Borkenhagen, e leia ambos os artigos.

BORKENHAGEN - 28 ANOS INFORMANDO CLIENTES E AMIGOS

PREPARADO PRO LEÃO?

Mas já? Claro! Grande parte de contribuintes pensa que só a partir de Março é que deve preocupar-se com a documentação de 2011 para elaborar sua Declaração. Contadores alertam seus clientes para reunirem desde já a documentação para tê-la pronta quando no início de março a Receita Federal liberar o programa para confecção da declaração de seus clientes.

Na BORKENHAGEN enviamos alertas de decisões judiciais e orientações fiscais durante o ano todo, solicitando que a documentação seja trazida para ficar armazenada conosco tão logo ocorra um fato. Gastou com médico? Envie a nota para o Contador! Trocou de carro? Envie o documento para o Contador! Vai vender ou comprar um imóvel? Consulte antes seu Contador! É assim que funciona! Se você mesmo quer fazer sua Declaração, tenha cuidado com a malha fina!

BORKENHAGEN - 28 ANOS DESTACANDO OS ASSUNTOS PRÓXIMOS

DICAS E TOQUES

NF-e - OBRIGATORIEDADE

A partir de 01/01/2012, todas as operações, para os estabelecimentos atingidos pela obrigatoriedade de emissão parcial de NF-e, conforme publicado na Norma de Procedimento Fiscal n. 058/2011, em 27/07/2011, deverão ser feitas em Nota fiscal Eletrônica - NF-e.

Estarão obrigadas à emissão de NF-e em TODAS as operações por elas promovidas, em substituição às notas fiscais modelos 1 e 1A.

Recomendamos a leitura atenta da Norma de Procedimento Fiscal n. 095/2009, disponível em versão consolidada com todas as alterações nela produzidas pelas NPFs subsequentes, no portal SPED da SEFA/PR, aba NF-e, menu Legislação, Estadual.

NPF=Norma de Procedimento Fiscal

FIRMA RECONHECIDA EM CONTRATOS

A Junta Comercial do Paraná, emitiu a Resolução JCP nº 001/2012 ?que exige o reconhecimento de firma ?por verdadeira? nos instrumentos de constituição de empresas e de alterações de contrato que impliquem no ingresso e/ou retirada de sócio(s). A medida visa frear o aumento crescente de abertura de empresas mediante a falsificação da assinatura de cidadãos de bem que são colocados em empresas, ou mesmo retirados delas sem sua ciência, por motivos escusos?.

BORKENHAGEN - 28 ANOS INFORMANDO A SEUS SEGUIDORES

ALEGRASTE CRIANÇAS?

Durante todo o ano de 2011, por este boletim, conclamamos as pessoas que tivessem imposto de renda a pagar, que deixassem 6% do valor devido mensalmente, na cidade, e recolhessem, em DARF, os 94% restantes para a Receita Federal. Quem deu atenção e valorizou o que de bom as entidades que cuidam de crianças, na cidade, têm feito, aceitaram o chamamento.

Agora, quem não está nem aí para a situação da infância e da adolescência na cidade, se omitiu, nem procurou seu Contador para se esclarecer melhor.

Nossa campanha não é relâmpago, mas é permanente, vai continuar enquanto tenhamos argumentos para convencer quem possa participar e enquanto a lei não mudar.

Por isso a campanha: SE O HOMEM DO FUTURO É HOJE CRIANÇA, ENTÃO APOIE O FUNCRIANÇA! Apoiar ou negar-se, é decisão sua!

Crianças podem ter uma vida menos difícil, se você aceitar de propiciar alegria a elas, através das entidadess que as acolhem. Pense nisso!

BORKENHAGEN - 28 ANOS APOIANDO PARA O BEM DAS CRIANÇAS

A UNILA É DE FOZ?

Em 25/03/2009, por Paulino Motter, no auditório da ACIFI, foi apresentado o presente que a cidade estaria recebendo na área da educação. Nós prestigiamos o evento. Pela Lei 12.189/2010 foi criada, pelo Presidente Lula, a Universidade Latino-Americana, com o propósito de trazer cursos pioneiros e atender alunos da América Latina e Caribe. Já para 2012 poderá contar com 190 professores, 170 técnicos administrativos e 1.400 alunos.

Duas observações que resultaram do evento na ACIFI:

"Se a Associação Comercial, junto com outras entidades de classe, clubes de serviços, empresariado, não se engajar neste grandioso projeto, a UNILA será apenas mais uma obra artificial (de prédios) construída em Foz do Iguaçu".

"A UNILA precisa ter a alma do povo que vive no seu entorno!"

Educação é o que queremos para Foz! Por isso nossa campanha “FOZ 2014 - SEM VANDALISMO!?/b>, tem como mote inculcarmos sentimentos nobres, de respeito e honra em nosso povo. Saiba mais em www.borkenhagen.net.

BORKENHAGEN - 28 ANOS PRATICANDO RESPONSABILIDADE SOCIAL

CARRO PARA VELHOS?

Não! Pessoas ficam idosas, enquanto que carros, sim, ficam velhos. Mas a Ford, em parceria com a Universidade de Cambridge, na Inglaterra, desenvolveu um software que simula os problemas visuais do envelhecimento como: catarata, glaucoma, daltonismo, com o fim de aperfeiçoar o design dos painéis de instrumentos dos carros por ela fabricados. Números e letras difíceis de enxergar, a partir do design modificado, serão de leitura mais fácil pelos motoristas com deficiência visual.

Das 285 milhões de pessoas, no mundo, com deficiência visual, 65% têm mais de 50 anos. Aumentando a expectativa de vida, o percentual tende a aumentar.

A Ford proporciona qualidade vida!

BORKENHAGEN - 28 ANOS APOIANDO A QUALIDADE DE VIDA

DINHEIRO QUE VOLTA

Só pode voltar um dinheiro que já foi, que já saiu de seu bolso, que já saiu de sua conta bancária, que já foi descontado em seu holerith.

O Tribunal Superior do Trabalho determinou que Sindicato de Trabalhadores devolva valor descontado de empregados por força de convenção coletiva, de não associados. Ninguém é obrigado, no Brasil, a filiar-se ou manter-se filiado a sindicato, conforme art.8º da Constituição. Cuidado, empregadores! Contribuição Assistencial só desconta de empregados sindicalizados.

BORKENHAGEN - 28 ANOS ATUALIZANDO AS INFORMAÇÕES PARA CLIENTES

O PRÓXIMO BORKINFO

LEITURA SEMANAL ACESSÍVEL

Prepare-se para contemplar, avaliar e absorver o tema central do próximo boletim!

Com certeza, você poderá ver o quanto se pode fazer, com ações que demandam compromisso e responsabilidade.

Por enquanto desfrute a presente edição, preparada especial para você!

COLUNA MENSAGEIRO

Todas as sextas-feiras, no jornal A Gazeta do Iguaçu.

Se não tens como comprar o jornal ou acessar sua página, acessa pelo quadro à direita.

Leia! Avalie! Critique! Elogie!

Se você ainda não leu a coluna Mensageiro, nós reprisamos:

27/01 - Nos vinhedos de Bento Gonçalves

20/01 - Doe sangue para quem quer viver!

13/01 - O seu negócio tem contabilidade?

06/01 - Licitação. Estás apto a participar?

Pela Internet: www.gazeta.inf.br, ou Coluna Mensageiro.

EXPEDIENTE

Boletim informativo institucional, mensal, da BORKENHAGEN Soluções Contábeis Ltda.

Registro sob Nº 001 e 002 em 23/05/97, no Livro B-1 do RCPJ.

Composição e Redação: Edvino Borkenhagen

Revisão, Diagramação e Publicação: Patricie Rebeca Borkenhagen

Até a Edição 173, na certeza de termos você nos acompanhando e aprovando!

NO PRÓXIMO BORKINFO, UMA NOVIDADE!

A novidade virá mês que vem. Aguarde!

Avenida Doutor Damião, 80 - Jardim América - Foz do Iguaçu, PR | Fone/Fax: 45 3028 6464

Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda.

Copyright © Desde 1997 - Direitos reservados