INÍCIO     |     NOSSA EMPRESA     |     ORIENTAÇÕES    |     MENSAGEIRO     |      ARTIGOS      |     ENTRETENIMENTO    |      BORKINFO     |     FAMÍLIA BORKENHAGEN
Início | BORKINFO | Junho de 2011

Edição dedicada aos

Jovens do Brasil

 

Foz do Iguaçu-PR, JUN de 2011

Ano XV, N° 166 - Circulação dirigida Tiragem 3266 destinatários

Boletim Institucional da Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda. - Certificada ISO 9001:2008

ENTRE MÃES E PAIS ESTÃO OS FILHOS!

Observando o “calendário comercial” temos que, no Brasil, o Dia das Mães é comemorado no 2º domingo de Maio, o Dia dos Pais, no 2º domingo de Agosto; o Dia da Criança, em 12 de Outubro, o Dia do Idoso, em 1º de Outubro, e o Dia do Jovem, bem, qualquer dia é dia.

Como assim? Há inúmeras datas. Veja:

21 de Abril - Quadrangular

15 de Maio - Presbiteriano (3º Dom.)

31 de Maio - Luterano

14 de Agosto - Evangélico (São Luis)

21 de Agosto - Batista

23 de Setembro - Dia Nacional

24 de Outubro - Católico (DNJ)

15 de Novembro - Congregacional

Mas com tantas datas, e com tantas iniciativas dos jovens, como é que não conseguem contagiar os que se desviam para o crime, para as drogas, para o tráfico? Seria porque os poderes constituídos preferem valorizar o lucro, desprestigiando a família? Defendem quem vende armas, ou drogas, deixando o jovem à mercê dos senhores do tráfico, os “patrões” das favelas, ou do ‘pedaço’? Não deve ser isso. Certamente que não.

Os jovens luteranos cantam:

Juventude Luterana, forte em santa união, segue a Jesus Cristo, o Mestre, nosso fiel pendão! Juventude, em toda parte, desde a serra ao mar, ora e trabalha pela igreja e o lar.

Deus o Pai e Deus o Filho, Deus Consolador, permanece ao nosso lado, com o teu favor, abençoa a fé e as obras, faze o reino vir; e em tua igreja vamos te servir.

Guia-nos na luta, avante, para o céu, Jesus, com os pais que agora vivem na perene luz. Oh! Nos guarda em teu caminho firmes e leais, para alcançarmos glórias celestiais!

Ainda há muito trabalho! Ainda há muito jovem, muito adulto, muita autoridade a ser contagiado pelo exemplo do jovem!

BORKENHAGEN - 28 ANOS RESPEITANDO CREDOS E CONCEITOS

DELEGADO FRUSTRADO

Pode ficar calminho que não vamos ofender nenhum delegado, ou tratá-lo como um fracassado!

Ocorre que alguém que já foi professor na Escola Superior da Magistratura do Estado do Paraná deve, no mínimo, ter ficado frustrado, talvez um pouco mais que os íntegros cidadãos que compõem a sociedade brasileira, ao ver o Supremo votar e determinar por 8 x 0 que marchar pedindo a liberação da maconha está correto. Nosso texto estava preparado e, apenas ficou ajustado e alinhado com a opinião do Dr.Rogério Antônio Lopes, delegado-chefe da 6ª Subdivisão Policial de Foz do Iguaçu, focando a descriminalização do direito à reivindicação da liberação da maconha.

Se me dizem que posso marchar pedindo a liberação da maconha, não estão querendo me dizer que ela não será liberada, não é mesmo?!

Eu marcharia pedindo a liberação da maconha, não para consumi-la, mas para que outros que a quisessem consumir, tivessem esse direito. É isso?

Se valores morais estão sendo abalados a cada dia, quando vemos filhos matarem pais, mães, a machadadas, a faconadas, a golpe de picareta, é porque valores já foram perdidos. Filhos chamam pais de “quadrado”, “cafona”, “careta” porque em filmes, novelas, seriados isso é comum. Traições conjugais são o top, o auge, o ponto central de novelas e assistimos indefesos, porque não há autoridade, ou não há lei que avalie o que vai ao ar. É apertar o botão do controle remoto que daí não assiste. É isso? Mas você nunca sabe o que verá no episódio seguinte!

Droga? O jovem não planta tabaco, não fabrica cigarro, não produz droga, mas são adultos que vivem disso, que precisam do jovem, e têm interesse na liberação, é o que parece, salvo melhor juízo, fazendo o jovem refém. A favor de quem o Supremo votou? Em defesa de quem? Não ficou muito clara essa votação. A família dos ministros vai bem, com certeza. E a nossa como ficará?!

BORKENHAGEN - 28 ANOS VALORIZANDO OS JOVENS

FOZ TEM TALENTOS

Pode alguém até torcer o nariz, mas isso fará porque não conhece a cidade, não conhece as pessoas de bem, não se envolve com pessoas íntegras, ou por outro motivo que não mereça ser mencionado, agora.

A demonstração que jovens, da região do Porto Meira, deram no Parque Remador, no mês dos 97 anos de Foz do Iguaçu, é mais que um presente para a cidade! É um “cala boca” para os que deliberadamente difamam toda uma comunidade porque ali vândalos já aprontaram e a polícia não conseguiu dar conta, ou não conseguiu estar presente com a velocidade dos acontecimentos. Em todos os lugares podem acontecer atos de vandalismo, mas temos que nos preparar para o centenário. A campanha “FOZ 2014 - SEM VANDALISMO!” é uma iniciativa da Borkenhagen para conclamar todas as pessoas de bem, inclusive as autoridades, para que os vândalos sejam reconquistados para o bem; que se lhes seja mostrado que há maneiras pacíficas e ordeiras de se viver em comunidade; que o respeito cabe em qualquer lugar; e que o direito de cada um termina onde começa o do outro, ou mais exatamente: “O meu direito termina onde começa o teu!” Se isso passar a ser observado, haverá mais respeito e menos vandalismo. Parabéns talentosos jovens do Porto Meira!

Vandalismo? Ligue 1532 ou 190.

BORKENHAGEN - 28 ANOS INCENTIVANDO O CRESCIMENTO DA CIDADE

NESTA EDIÇÃO DESTACAMOS

Aproveite a época da “Temporada Boa” e venha para Foz do Iguaçu, com sua família. Sinta o que é o tratamento familiar do Hotel 15 de Julho!

Rua Almirante Barroso, 1794 - (45) 3574 2664

Como Fábrica de Software a LOGIC atua com desenvolvimento e manutenção de software sob encomenda, de acordo com a necessidade do cliente, com menor custo. Situada dentro do PTI. Fone: 3576-7066

BORKENHAGEN - 28 ANOS DE ATENÇÃO AO CLIENTE

SEGURO-DESEMPREGO

UM JOVEM MENSAGEIRO

Uma pequena novidade, acrescenta mais dignidade ao cidadão.

Agora poderá ser requerido o Seguro-Desemprego por representante (sucessor, curador ou procurador) do desempregado, nas condições de: moléstia contagiosa, impossibilidade de locomoção, ausência civil ou beneficiário preso. Mais informações na RESOLUÇÃO 665 CODEFAT.

Disponha de nosso RH!. Obrigado!

Nossos leitores, por certo, tem uma máxima:

Mostra-me o que escreves, e saberei quem tu és!” A manifestação individual é a marca de cada um.

Com a Coluna Mensageiro, no jornal A Gazeta do Iguaçu, completaram-se 13 anos de contato com o público leitor. O gratificante de mais de 666 mensagens é quando alguém se manifesta, demonstrando que apreciou o artigo, a mensagem, e nos dá um feed-back, um retorno, ou nos dá uma dica. Obrigado leitores e leitoras!

BORKENHAGEN - 28 ANOS ANTENADA NOS FATOS DO COTIDIANO E NA CIDADE

DOE AO FUNDO DO IDOSO

As pessoas físicas e jurídicas poderão deduzir do Imposto de Renda devido, desde que comprovadas, as doações em bens ou em moeda efetuadas aos fundos municipais, estaduais ou nacional do idoso, efetuadas a partir de 1-1-2011.

As doações efetuadas pelas pessoas físicas aos Fundos do Idoso poderão ser deduzidas, na Declaração de Ajuste Anual, até o limite global de 6% do Imposto de Renda devido. O limite global abrange os incentivos fiscais decorrentes de doações aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente, de atividades cultural e audiovisual e de projetos desportivos. Não são aplicáveis limites específicos a quaisquer das deduções mencionadas.

Os órgãos responsáveis pela administração das contas dos Fundos do Idoso deverão informar à Receita Federal os dados relativos ao valor das doações recebidas, através da Declaração de Benefícios Fiscais (DBF), em meio digital, disponível no site da RFB.

Interessados, consultem a Prefeitura.

BORKENHAGEN - 28 ANOS AUXILIANDO QUEM PODEMOS

JORNADA DE TRABALHO

Desde 1988 a Constituição fixou em 44 horas semanais o limite da jornada de trabalho. Para os estabelecimentos com mais de 10 empregados será obrigatória a anotação da hora de entrada e de saída em cartão, folha ou livro-ponto, seja por registros manuais, mecânicos ou eletrônicos, que servirão para controle de horário de trabalho. Deve, nesses registros, constar pré-assinalado o período de repouso ou alimentação.

Em jornada normal de trabalho contínuo, maior que 6 horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação, o qual deve ser, no mínimo, de uma hora e, salvo acordo escrito ou contrato coletivo em contrário, não pode exceder duas horas.

A lei não fixa o momento em que deve ser concedido o intervalo para o descanso. Num expediente comercial de 8 horas, o descanso pode ser estabelecido em qualquer momento, desde que seja dentro e não após a jornada.

Neste caso, o empregador não necessita conceder dois intervalos na mesma jornada de trabalho, ou seja, o de 1 hora de almoço e o de 15 minutos de lanche.

O intervalo intrajornada poderá ser reduzido para condutores e cobradores de veículos rodoviários, empregados em empresas de transporte público coletivo urbano, desde que garantida a redução da jornada para, no mínimo, 7 horas diárias ou 42 semanais.

Se a jornada de trabalho é de 4 a 6 horas, como os contratados com tempo parcial, será obrigatório um intervalo de 15 minutos para descanso. Um exemplo prático é o caso de telefonistas. Se por acaso a jornada for superior a 6 horas, o intervalo terá a duração de 1 hora, devendo o empregador remunerar aquele intervalo de 15 minutos não usufruído, como extra.

Se a jornada diária, contratada, é de 4 horas, entende o legislador que não há sintomas de fadiga, não sendo necessário dar tempo ao empregado para se recompor.

Empregado que tenha direito ao intervalo de 1 hora, mas teve que retornar aos 45 minutos, receberá toda a hora como extra, no mínimo com acréscimo de 50%, e não apenas sobre os minutos que trabalhou antes do fim do intervalo. Muito cuidado, portanto, empregadores, no controle do ponto. Se alguém deliberadamente assinala o ponto com minutos antes do tempo de intervalo completado, poderá requerer o pagamento de horas extras após certo tempo, ou após a rescisão! Por isso as autoridades do trabalho alertam que a gestão do ponto é de responsabilidade do empregador.

Se um empregador não tem obrigação de conceder intervalo para lanche, mas o concede, deve tratá-lo como tempo à disposição.

Cabe ao empregado ser consciente no tempo que vai consumir, pois está sendo pago para alimentar-se.

BORKENHAGEN - 28 ANOS RESGATANDO A CIDADANIA

DICAS E TOQUES

SEPARADO PODE GANHAR IMÓVEL

A Lei 12.424, de 16/06/2011, incluiu o artigo 1240A, no Código Civil Brasileiro, do qual extraímos que:

Se um casal, ou um par que viveu sob união estável, separou, e o ex-cônjuge ou ex-companheiro/a abandonou o lar, quem fica residindo, com exclusividade, por 2 anos, em imóvel de até 250m², sem interrupção, e sem oposição da outra parte, além da posse terá o domínio integral, desde que antes a propriedade tenha estado dividida entre ambos, e que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural. Esse direito não será concedido mais de uma vez ao mesmo cidadão, ou à mesma cidadã.

No registro do título do direito previsto neste artigo, o autor da ação de usucapião, se judicialmente considerado hipossuficiente (não deixar dúvida que de fato usou o imóvel por esse tempo, e vivia com a pessoa que deixara o lar), pagará apenas os emolumentos do registrador, sem qualquer outras taxas, ou contribuições seja a que título for.

AUXÍLIO-DOENÇA

É um benefício devido ao segurado da Previdência Social que ficar incapacitado para o trabalho ou exercício da atividade habitual por mais de 15 dias seguidos.

A concessão depende da verificação da incapacidade, mediante exame médico-pericial, a cargo da Previdência Social.

BORKENHAGEN - 28 ANOS INFORMANDO A SEUS SEGUIDORES

TEM MENOS DE 5 MESES

Se tu ainda não votaste pelas Cataratas do Iguaçu como uma das 7 Novas Maravilhas da Natureza, lembra que tens menos de 5 meses. Muito tempo? Que nada! Quando vês, já passou. Pergunta ao pessoal do trade turístico o que isso pode representar em retorno, em divulgação, em dinheiro no teu bolso. Se não votar não tem “jeitinho brasileiro” para somar pontos. Se trabalhas em estabelecimento ligado mais direto ao turismo, tens obrigação ainda maior em esclarecer os clientes.

Aqui pela página você navega, vota, conhece os outros atrativos concorrentes e fica sabendo muito mais. Clique aqui e vote, mas VOTE CATARATAS!

BORKENHAGEN - 28 ANOS DIVULGANDO NOSSOS ATRATIVOS

FILHOS SAUDÁVEIS?

Em lar de família carente, se nasce um filho relativamente fraco, ou que fica desnutrido, na faixa de 0 a 5 anos, por alimentação insuficiente ou fraca, um socorro é o Centro de Nutrição Infantil. Feita a avaliação na chegada, a criança, se for o caso, recebe acompanhamento médico, nutricional, social, psicológico e fisioterápico, de segunda à sexta-feira, em regime de semi-internato, até a sua alta. Mais uma razão para nossa campanha SE O HOMEM DO FUTURO É HOJE CRIANÇA, ENTÃO APOIE O FUNCRIANÇA!. Através do FUNCRIANÇA você pode ajudar uma dessas crianças.
Consulte-nos! Alegres esclareceremos.

BORKENHAGEN - 28 ANOS APOIANDO PARA O BEM DAS CRIANÇAS

TIRAGEM DIMINUIU?

LEITURA SEMANAL ACESSÍVEL

Exatamente! Efetuamos uma revisão profunda no banco de dados de destinatários do boletim por via eletrônica e excluímos endereços inconsistentes. Se alguém deixar de receber o BORKINFO, informe-nos o novo endereço e manifeste seu interesse.

Para com os leitores, o maior respeito!

COLUNA MENSAGEIRO

Todas as sextas-feiras, no jornal A Gazeta do Iguaçu.

Se não tens como comprar o jornal ou acessar sua página, acessa pelo quadro à direita.

Leia! Avalie! Critique! Elogie!

Se você ainda não leu a coluna Mensageiro, nós reprisamos:

22/06 - João, José e Paulo - O que há em comum?

17/06 - A presidenta e a ministra

09/06 - Quem cuida de mim?

03/06 - Seu negócio ainda não fracassou?

Pela Internet: www.gazeta.inf.br, ou Coluna Mensageiro.

EXPEDIENTE

Boletim informativo institucional, mensal, da BORKENHAGEN Soluções Contábeis Ltda.

Registro sob Nº 001 e 002 em 23/05/97, no Livro B-1 do RCPJ.

Composição e Redação: Edvino Borkenhagen

Revisão, Diagramação e Publicação: Patricie Rebeca Borkenhagen

Até a Edição 167, na certeza de termos você nos acompanhando e aprovando!

JOVEM NÃO TEM APENAS UM DIA!

Todo dia é dia do jovem, pois a cada dia, o jovem traz novas conquistas. TODOS somos jovens!

Avenida Salvador Guerra, 80 - Jardim América - Foz do Iguaçu, PR | Fone/Fax: 45 3028 6464

Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda.

Copyright © Desde 1997 - Direitos reservados